A ANVISA anunciou a aprovação de Kombiglyze XR (saxagliptina mais metformina de ação prolongada) para o tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Desenvolvido em parceria pelas farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e AstraZeneca, o medicamento é indicado para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes tipo 2, associado à uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, quando a terapia com ambas as drogas for indicada.
O diferencial deste produto é que ele é o primeiro e, até o momento, único no mercado a combinar, de maneira fixa, a saxagliptina (um inibidor da DPP-4) e a metformina de ação prolongada (XR), num medicamento para ser administrado em dose única diária. Essa característica do medicamento vem trazer maior comodidade para o paciente. A expectativa é que o medicamento esteja disponível no mercado brasileiro em breve, após a aprovação do preço.
As seguintes concentrações estão disponíveis: KOMBIGLYZE XR 5 mg/500 mg; KOMBIGLYZE XR 5 mg/1000 mg e KOMBIGLYZE XR 2,5 mg/1000 mg. Este medicamento esta sendo disponibilizado no mercado através de uma colaboração entre a Bristol-Myers Squibb e a AstraZeneca.
A Bristol-Myers Squibb e a AstraZeneca assinaram um acordo de cooperação para possibilitar às empresas pesquisar, desenvolver e comercializar medicamentos experimentais específicos para o diabetes tipo 2. Esta cooperação entre a Bristol-Myers Squibb e a AstraZeneca para o diabetes é direcionada aos cuidados dos pacientes em escala global para melhorar a saúde dos pacientes, criando uma nova visão para o tratamento do diabetes tipo 2.
que chegue logo nas farmacias