fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Estação Inverno: Ela está acabando, mas, por descuido, muitos ainda adoecem

09_11_nutricionista 

A hidratação adequada ajuda a evitar doenças desta época

Tão importante quanto no verão, a hidratação no inverno ajuda a evitar doenças típicas da estação, alerta especialista

Uma temperatura mais fresca como a do inverno não significa que possamos descuidar da hidratação do nosso organismo. Embora, seja uma tendência sentirmos menos sede, o nosso corpo continua necessitando de líquidos e, é preciso, ficar atento para não ter a saúde prejudicada. Pelo fato que a má hidratação pode acarretar em maior vulnerabilidade do sistema imunológico o que predispõe a infecções oportunistas, como as gripes e resfriados.

Aproximadamente de 60 a 70% do nosso peso corporal é composto por água, sendo assim, o principal componente do organismo. Já em lactentes e nas crianças, a porcentagem de água no peso corporal é ainda mais elevada do que no restante da população, tornando-se necessário redobrar a atenção com a ingestão de líquidos nestes grupos.

A hidratação é muito mais do que simplesmente tomar um copo d’água. A reposição deve ser permanente e constante!

Na estação de inverno, uma dica para se manter hidratado, sem confiar apenas na sensação de sede (muitas vezes ausente), é apostar no consumo variado de bebidas ao longo do dia.

CUIDADO: Atenção ao valor calórico das bebidas escolhidas, que se somado ao final do dia pode fazer grande diferença na ingestão calórica diária, favorecendo o ganho de peso, principalmente se adoçadas com açúcar!

Assim como tudo, a necessidade de ingestão é individual de líquidos, varia de pessoas para pessoa, vejamos: A necessidade de líquido de cada organismo varia de acordo com a rotina de atividade física, com o gasto energético, com a composição corporal de cada um, entre outros fatores. Todas as bebidas ajudam a manter a hidratação, e no inverno temos várias opções, além da água, sem tirar a importância da mesma ser consumida em maior quantidade.

O clima seco também merece atenção, pois contribui para o ressecamento de nosso corpo, influenciando principalmente e negativamente, as mucosas do nosso organismo, quem tem em sua composição 80% de água. O ambiente climatizado artificialmente também resseca o nosso corpo, por isso aqueles que passam o dia em local com ar condicionado e/ou calefação devem ingerir bastante líquido.

No estado de hipohidratação, a nossa mucosa tem sua espessura diminuída e com isso ficamos mais vulneráveis a todos os tipos de infecção, principalmente, as propagadas pelo ar. Se alguma bactéria ou vírus conseguir atravessar a membrana, por causa da fragilidade da mucosa, são grandes as chances de desenvolver uma doença. A pele, principalmente do rosto, por ser bastante vascularizada, também é muito beneficiada pela hidratação.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 1ml de água para cada caloria gasta (1ml/kcal), o que,em média, resulta em 2,5 litros ao dia. Ao dividirmos 2,5 litros por 12 horas são aproximadamente 200ml, ou seja, um copo de líquido por hora. Mas, quando o seu gasto calórico aumenta por algum motivo, por exemplo, pela prática de atividade física, você tem que compensar o gasto extra, fazendo a ingestão de fluido, caso contrário seu corpo vai acusar essa baixa quantidade de líquido.

De maneira em geral, recomenda-se a ingestão de 8 copos de água por dia, de 200ml, contando que o restante é alcançado com as demais bebidas.

Dicas de Nutrição:

Para esquentar e hidratar, chás e cafés são ótimas opções, para refrescar e matar a sede têm também os sucos naturais, assim como os refrigerantes que também hidratam, mas como estamos falando de saúde, lembro que os mesmo devem ser evitados, e quando consumidos, devem ser na versão Diet ou Zero.

Os chás podem ser de diversos aromas e adoçados com adoçantes naturais, como sucralose e stévia são praticamente sem calorias, podendo ser consumido em maior quantidade ao longo do dia, sem falarmos dos seus efeitos fitoterápicos. Uma dica para quem quer emagrecer é adicionar gengibre no chá, ajuda acelerar o metabolismo, além de ser rico em vitamina C.

Os sucos naturais, ricos em vitaminas e minerais, também devem fazer parte do seu cardápio diário! Mas, cuidado com os sucos puros e concentrados, pelo seu alto teor calórico, prefira os sucos de baixo índice glicêmico, como: limonada, caju, maracujá, abacaxi, acerola. Vegetais, como folhas de couve e cenoura, podem ser acrescentadas aos sucos, compondo os famosos sucos verdes e desintoxicastes.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"