fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diagnóstico, como viver com ele?

07_05_bemestar

De vez em quando eu recebo algumas mensagens, no vasto mundo que é a rede social, de outras famílias me perguntando como foi o diagnóstico, e como tem sido viver com o diabetes. Digo viver com diabetes, mesmo sendo a minha filha a pessoa aqui em casa que tem diabetes, porque como família todos nós, de alguma maneira ou outra nos envolvemos com os cuidados e manejos que esta doença crônica exige. Portanto, eu também vivo o diabetes.

Nesses momentos de questionamentos que me chegam, das mais diferentes pessoas e realidades, eu sempre gostaria de sentar com cada um dos pais, avós, irmãos, e outros familiares e contar essa pequena estória chamada “Bem vindo a Holanda!”:

“Quando você está indo ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem de férias à Itália . Você compra um guia de viagem e faz planos maravilhosos. O Coliseum, o David de Michelângelo , as gôndolas em Veneza . Você aprende algumas frases acessíveis em italiano. É tudo muito emocionante! Após meses esperando ansiosamente, o dia chega finalmente. Você faz suas malas e vai. Muitas horas depois, o avião aterriza . O comissário de bordo entra e diz : Bem- vindos à Holanda! Holanda!!!!!! Você disse Holanda? O que significa bem-vindo à Holanda? Eu comprei uma passagem para a Itália! Eu só posso imaginar que eu estou na Itália . Toda a minha vida eu sonhei em ir para a Itália! “Mas é que houve uma mudança no curso do vôo”. Chegamos na Holanda e aqui você deverá permanecer. A coisa mais importante é que não te levaram para um lugar horrível, repugnante e sujo. É apenas um lugar diferente . 

Assim você deve ir comprar novos guias de viagem. Você deve aprender uma língua inteiramente nova . Você vai encontrar-se com novos grupos de pessoas inteiramente novos que você nunca pensou em encontrar. É apenas um lugar diferente.

O progresso é mais lento do que na Itália, menos ofuscante do que Itália. Mas depois você olha em torno, trava a respiração e começa a observar que a Holanda tem moinhos de vento, a Holanda tem tulipas, a Holanda tem até mesmo Rembrants. Mas todo mundo que você conhece está ocupado indo e vindo da Itália e se vangloriam sobre o tempo maravilhoso que eles tiveram lá. E para o resto de sua vida, você dirá, “ sim é onde eu sonhei ir. O lugar que eu tinha sonhado em ir .”

E a dor daquela vontade você nunca perde, você sente sempre, porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa. Mas se você passar a sua vida inteira lamentando o fato de que você não foi à Itália, você nunca estará livre para apreciar as coisas muito especiais e encantadoras da Holanda!!!” (Escrito por Emily Perl Kingsley)

 

Esse pequeno texto foi escrito por Emily, uma escritora e roteirista americana, em 1987. Ela teve um filho com síndrome de Down, e resolveu ilustrar essa experiência com este texto. E eu sempre me lembro dele. Talvez porque a minha Holanda seja a diabetes. E quando me dei conta, sem avisos prévios, aterrisei nesse país novo e desconhecido sem nunhum guia nas mãos. Precisando aprender uma nova língua,  precisando me encontrar com novas pessoas, conhecer novos lugares. E aos poucos eu fui me adaptando a tanta novidade. Conforme fui conhecendo essa nova Holanda, a diabetes, fui descobrindo que ela também tem coisas boas. Que também posso me divertir e seguir vivendo nesse novo país.

Claro, que sempre vou querer ir para a velha e conhecida Itália, nosso mundo seguro sem diabetes. Mas agora já estou vivendo a realidade da Holanda, esse país de língua estranha, cheio de cores, moinhos de vento, que faz, estranhamente, eu me sentir em casa.

Bom final de semana, e bons vôos…

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"