fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Como o Stress afeta o seu Diabetes?

Muitas pessoas têm dificuldade em controlar o Stress Emocional, que pode ser causado por muitas situações, como uma briga com um ente querido, cuidar de um parente doente, se preocupar com o futuro, uma situação de trabalho difícil, ou época de provas escolares.

Stress-afeta-diabetes

O Stress pode fazer com que você tenha uma elevação de seus níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque em momentos de Stress nosso corpo aumenta os níveis de hormônios, entre eles o Cortisol, que tem ação Hiperglicemiante, ou seja, tem o poder de aumentar a glicemia.

A liberação hormonal é parte da resposta de luta ou fuga do nosso corpo nos momentos de stress, sua função é prepará-lo para agir no primeiro sinal de problema. O cortisol e outros hormônios liberam uma onda de energia na forma de glicose (açúcar), que o corpo pode usar para lutar ou fugir.

Essa onda de glicose não é problema se a resposta à insulina do seu corpo está funcionando corretamente. Mas para as pessoas com Diabetes, temos um aumento da glicose no sangue, porque seu organismo não tem capacidade de transportar a glicose de forma tão eficiente para dentro das células, levando a um acúmulo de açúcar no sangue.

Além desta reação devido aos hormônios liberados nos momentos de stress, temos mais algumas formas de aumentar ainda mais os níveis de glicose no sangue.

  • As pessoas que estão sob stress podem recorrer à comida como forma de liberação deste stress, fazendo escolhas erradas de alimentos no momento da refeição, certamente podem causar uma elevação significante do açúcar no sangue.
  • O stress também pode fazer você negligenciar sua saúde. Quando a sua atenção está focada em um mau trabalho ou casamento problemático, você tem menos energia para pensar em tomar a sua insulina ou comer refeições saudáveis.

A condição crônica como o diabetes pode lançá-lo em um ciclo interminável. Você fica estressado e seu nível de açúcar no sangue sobe, reforçando ainda mais o descontrole da glicemia.

 

Ciclo stress

E Você, como você lida com seu Stress? O que você faz para não cair neste ciclo? Conte para nós, deixando um comentário aqui.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

10 Comentários

  1. Muito bom. Tenho hipotiroidismo tomo o Purant4 e tomo lugol 5% tofos os dias. Pelo emocionsl esse ano tive uaumento na glicose 126 ai fiz outro exame e deu 108 . Minha hemoglobina glicada de normal 5,2 . Mas quero participar junto com vocês quero aprender. Meu serviço também estressante. Ano que vem me aposento e wuero estar dez com a Mônica e Monique. Obrigada meninas e todos do grupo. Bjbjbn

  2. Marco Hilario da Silva Tavares

    Primeiramente venho agradecer a sua atenção Mônica Amaral Lenzi na indicação do Módulo de PERÍODOS EMOCIONAS E AUMENTO DA DIABETES. Onde a leitura é de fácil compreensão, objetiva e didática. Dá exemplos de stress na vida do Diabético. . Atendeu a minha consulta, num caso vivenciado no dia 31 de março desse ano. Quando fiz uma cirurgia de próstata e retirei dois nódulos de 3mm cada CARSINOMA DE PRÓSTATA,. Fiz 36 aplicações de Radioterapia. Todos esses procedimentos médicos me acarretaram muito estresse e assim pude verificar que os índices de glicemia não baixava de 300 ,durante longo tempo. Aos poucos, com uso medicamentoso tradicional foi retornando aos níveis “normais”.. Hoje é só alegria, estou curado e vivendo uma vida maravilhosa, Graças a Deus e a ciência. .

  3. Oi Mônica,
    Eu imaginava que o o aumento de minha glicose fosse causado pelo stress, mas como sou leigo nesse assunto e não gosto de entrar em consultório médico lembrei de você.
    O que tenho a dizer agora é “Obrigado Mônica”

  4. andreia cristina da silva

    realamente o meu pecado é esquecer do diabetes e recorrer a comida aff ,

  5. Domingos de Azevedo Oliveira

    Gostei do que foi informado. Como controlar a diabetes, além dos remédios?

    • Mônica Amaral Lenzi

      Domingos,

      Que nossa informação foi útil para você. Para o melhor controle da Diabetes, além da medicação prescrita pelo seu médico, você deve ter uma dieta balanceada e rica em fibras, atividade física regular e medir sua glicemia com regularidade, para verificar se seu tratamento esta sendo eficaz.

  6. Bem, acho que é possível tratar essa questão, claro, nos conhecendo bem para evitarmos ou sabermos como lidar com esse controle mas, acredito que ser apoiado ou saber como resolver o stress é fundamental. As vezes atendemos pessoas que tem um estress causado por questões da vida, do momento e isso não é discutido com o portador. Esta é a pessoa que precisa de apoio para resolver a causa do stress. É bem verdade que é preciso tratar qdo a descompensação aparece porém é preciso incluir no atendimento dos portadores , uma visão que deve ir além do diabetes, ou seja, as razões reais que levaram a descompensação do diabetes e ENCAMINHAR, COLABORAR, REFLETIR JUNTOS, …

  7. Faz 1 ano que descobri q tenho diabete, eu tenho 22 anos e sinto que estou muito agitada e com isso a minha glicemia a noite sobe bastante e tomo insulina lantus 28 unidades e tnh muito sono, está prejudicando o meu dia a dia acordo estressada pois á noite durmo muito mal, já falei com o médico + ele ñ fala nd, pensam que é preguiça e isso me deixa + pra baixo, me ajudem pois isso está me prejudicando.

    • Mônica Amaral Lenzi

      Jacqueline,

      Você esta fazendo um acompanhamento junto com seu endocrinologista da sua tireoide? Pergunte para ele sobre hipotireoidismo, pois 23% das pessoas com diabetes tipo 1, podem desenvolver algum problema na tireoide.
      No hipotireoidismo, a lentidão, cansaço, sensação de frio, depressão, sonolência durante o dia, mesmo após uma noite bem dormida, ganho de peso, cabelos secos e finos, pele seca e áspera são os sintomas mais freqüentes.

      Espero que tenha te ajudado!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"