fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Carnaval Sem Hipoglicemia: Bebidas Alcoólicas com Moderação!

O carnaval esta chegando e todas as semanas temos folia em todo o país. Folia de carnaval é sempre regada com muita música, alegria e geralmente bebidas alcoólicas.

Você sabe como se cuidar, para evitar a hipoglicemia e evitar perder a folia?

Festa… Folia… Alegria… É Carnaval…

Nesta época do ano, a oferta de bebidas alcoólicas em lugares públicos torna-se mais abundante! Nas praias, nas praças, nos blocos, trios e nas ruas das cidades, em qualquer lugar, proliferam-se os vendedores de drinks e cervejas. É mais que um convite para o consumo das mesmas, mas, se você tem Diabetes, é preciso tomar cuidado e conhecer a quantidade segura de álcool que pode ingerir, lembrando que o consumo deve ser feito com moderação e nunca associado a períodos de jejum!

Não existe uma contraindicação para a ingestão de bebidas alcoólicas por pessoas que tem Diabetes, desde que observados limites de quantidade e presença de doenças ou condições que podem ser agravadas com sua ingestão.

A Hipoglicemia é a queda no nível de açúcar no sangue e, como sabemos, o álcool aumenta o risco de hipoglicemia. Esse risco aumenta ainda mais quando ingerimos uma bebida alcoólica de estômago vazio causamos o efeito contrário no nível de glicose sanguínea, apesar da presença de açúcares, as taxas de glicose não sobem, e sim, caem.

Ao ficar um longo período em jejum, o nosso corpo começa a reagir na busca de energia, é nesse momento que o fígado utiliza o glicogênio estocado como fonte de energia e libera a partir deste a glicose no sangue como mecanismo de defesa à hipoglicemia. Nessa condição, ao ingerir o álcool, que é uma toxina, o corpo reage a esta substância. O fígado inicia um trabalho de eliminação do álcool da corrente sanguínea e deixando de produzir a glicose, até a metabolização de todo o álcool ingerido. O corpo continua precisando de energia e utilizando a glicose circulante, que reduz bruscamente suas taxas, causando uma hipoglicemia.

Importante:  O processo da hipoglicemia x álcool é mais comum em diabéticos do tipo 1 do que nos do tipo 2, mas o cuidado com o consumo de álcool deve ser igual nos dois.

Recomendação de Ingestão de Álcool

O consumo de álcool deve ser feito de forma responsável.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a recomendação de ingestão é de até uma dose para mulheres e até duas doses para homens por dia.

Entende-se como uma dose, uma lata de cerveja ou uma taça de vinho ou 50 ml de bebida destilada.

Você está preparado para se divertir?

Vai viajar no carnaval?

Se você respondeu SIM, você precisa entender todos os detalhes que envolvem uma viagem por terra, por mar ou por ar de quem tem diabetes, tais como:

  • O que levar de medicamentos (oral ou injetável, incluindo insulinas) e insumos (tiras, lancetas, sensores, etc.) e qual quantidade levar de tudo isso.
  • Qual a documentação necessária no aeroporto se seu voo for nacional? E se for para o exterior?
  • Se faz uso de bomba de infusão de insulina ou sensor de monitoramento continuo, posso passa pelo RX do aeroporto? Meus equipamentos não vão danificar?
  • Existe alguma coisa que preciso saber sobre controle glicêmico e dias muito quente e muito frios?
  • Em viagens terrestres, onde devo ficar atento?
  • Como proceder em viagens para lugares com diferente fuso horário?

Para responder todas estas perguntas e muitas outras eu, Monica Lenzi, escrevi o e-book: “Viajando com Diabetes – O Guia Completo para o Sucesso da sua Viagem”. Para adquiri-lo, basta clicar no botão abaixo.

VIAJANDO COM DIABETES

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. Otimas dicas eu nao sabia que diabete nao poderia beber alcool, vo seguir suas intrucoes. muito obrigada

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"