No Brasil existem cerca de 12 milhões de diabéticos (Fonte: IDF – International Diabetes Federation), sendo que 90% destes são Diabéticos do Tipo 2, patologia que acomete principalmente a população acima dos 40 anos de idade.
É sabido que a gordura acumulada no abdômen influencia diretamente no Diabetes Tipo 2. Esta gordura além de dificultar a ação da insulina, diminui os níveis de hormônios gastrointestinais conhecidos como Incretinas, muito importantes no controle dos níveis de glicose no sangue.
As incretinas são liberadas quando ocorre à entrada de nutrientes em nosso intestino. Uma vez liberadas, as Incretinas estimulam a secreção de insulina pelas células β do pâncreas. A incretina mais predominante é a GLP-1, que além de estimular a liberação de insulina e melhorar à sensibilidade da ação desta, aumenta o tempo de esvaziamento gástrico, consequentemente aumentando a saciedade, reduzindo, assim o consumo de alimentos.
Com as descobertas acima, criou-se novas possibilidades de tratamentos para as pessoas com diabetes tipo 2. Conheça abaixo as classes de medicamentos que estão revolucionando o tratamento do Diabetes Tipo 2.
Inibidores da Enzima DPP-4
O GLP-1 nativo circula por pouco tempo (menos que 3 minutos) na corrente sanguínea, por ser destruído por uma enzima chamada DPP-4. Os medicamento que inibem a ação desta enzima, permitem que o GLP-1 nativo circule e aja por mais tempo em nosso organismo. Com o uso
dos inibidores de DPP-4 não há retardo significativo do esvaziamento gástrico e nem redução de peso. São eles:
Estes medicamentos podem ser usados em monoterapia ou em terapia associada a outros medicamentos orais ou até mesmo insulina. Alguns deles existem em associação com Metformina em um único comprimido, como por exemplo:
Incretinomiméticos
Os incretinomiméticos são representados pelos agonistas do receptor do GLP-1 (substância que se liga aos receptores de GLP-1 na célula, promovendo uma ação semelhante ao GLP- 1 nativo). Estas substâncias são resistentes à destruição promovida pela enzima DPP- 4, promovem a secreção de insulina, aumentam a sensibilidade das células a sua ação, promovem a perda de peso através do aumento do tempo de esvaziamento gástrico, e diminuição da pressão arterial. Podem ser usados em monoterapia, assim como em terapias associadas a outros anti-diabéticos orais.
Este medicamentos são injetáveis(sub-cutâneas). São eles:
O Lyxumia esta em processo de aprovação na ANVISA para iniciar sua comercialização no Brasil.
Até mais!
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Bom dia, estava tomando o glibenclamida pela manha junto com metformina 850, mas o medico mudou para o Janumet 50/500, posso continuar tomando o Glibenclamida?
Olá, tomo Galvus Met há quatro anos. Recentemente vi que a medicação Dapagliflozina va ser fornecida pelo SUS. Ela tem o mesmo mecanismo de ação do Galvus?
Giuliano,
O Galvus é um inibidor da enzima DPP-4 e a Dapaglifozina é um inibidor da enzima SGLT2. São mecanismos de ação diferentes, mas podem ser usados juntos, para melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue.
Paulo!
Melhor você entrar em contato com seu médico, pois as dosagens são de acordo com a pessoa.
Olá! Boa tarde!
Meu cardiologista passou Galvus de 50/1000 - 1 comprimido por dia, que tomo há mais de 3 anos. Só que fui num endócrino (para acompanhar dieta e taxas) e ele me receitou MERITOR 4/1000 - 1 Comp.depois do café da manhã. Devo comunicar o cardiologista antes de trocar a medicação, ou não devo trocar? Que diferença tem entre as substâncias? O que pode causar se eu trocar?
Agradeço a atenção!
Os médicos devem conversar entre eles, para que as medicações sejam adequadas.
Monica tenho diabetes LADA e o médico me prescreveu NPH pela manhã e 1 comprimido de Nesina 25. Li na bula da Nesina que não deve ser usado em diabetes tipo 1. E no meu caso pode ????
Entenda o tratamento do diabetes tipo LADA, clicando no link: https://diabetesevoce.com.br/diabetes-tipo-lada-nao-e-ladainha/
Qual a diferença entre Janumet e Jardiance?
Uso jardiance 25mg + 3 glifage + 1 azukon +1 nesina 25mg, posso substituir o jardiance pelo Xigduo 5/1000?
Somente o seu médico pode suspender ou substituir suas medicações. Converse com ele.
Olá, minha irmã começou a tomar o Jardiance 25mg 1 vez ao dia. Além disso ela toma o nesina met. Mas não deveria estar tomando apenas o Jardiance? Os remédios são caros e estou pensando em deixar somente o Jardiance.
São 2 medicações para controle do diabetes, mas com mecanismos de ação diferentes. Um não substitui o outro.
É verdade que agora alguns médicos estão substituindo a metformina por insulina? quando me parece que pessoas que não tem a glicemia muito alta e que os efeitos colaterais da insulina não tem...
A insulina é o melhor medicamento para controlar os níveis de glicose no sangue. O mais antigo, que apresenta menos efeitos colaterais e melhor controle glicêmico.
Boa tarde Dra. Monica,
Faço uso do Galvus met 50/1000 ha 3 anos. Um amigo me recomendou falar com o médico para mudar para Xgduo xr. Gostaria de saber sua opinião sobre : 1) qual medicamento é mais eficaz. 2) os dois medicamentos são de mesma geração ou o galvus está ultrapassado. Muito obrigado pelas generosas informações
Xigduo me lotou de alergia, perna, cabeça e principalmente na glande do pênis me deu até úlcera na glande simplesmente pelo fato de eliminar muito açúcar pela urina, substitui pelo galvus met.
Valdir,
São medicamentos com mecanismos diferentes. Seu médico deve fazer uma avaliação de sua condição de saúde, para prescrever os medicamentos, tais como função hepática e renal. Converse com seu médico antes de mudar seu tratamento.