Na busca do peso ideal e na luta contra os quilinhos em excesso, as mulheres recorrem às dietas que prometem a redução de peso e medidas em um curto período de tempo. Esse tipo de dieta, geralmente, envolve uma alimentação restritiva em algum nutriente e requer atenção aos prejuízos causados à saúde, principalmente ao coração das mulheres.
Segundo o estudo realizado na Suécia e publicado, em 2002, na Revista British Medical Journal mostra que o consumo de muita proteína e pouco carboidrato aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Os resultados mostram que as mulheres que consumiam menos carboidratos e mais proteínas apresentaram um risco de até 60% maior em chances sofrer uma doença cardiovascular.
O que acontece?
Esse tipo de dieta, hiperproteíca e hipocalórica, faz com que a perda de peso seja mais rápida, ou seja, se perde peso em pouco tempo, porém os benefícios em curto prazo, por não ser duradouro, não compensam os prejuízos à saúde cardiovasculares, muitas vezes irreversíveis.
É simples: Quando deixamos de comer alimentos que contenham carboidrato – energia – nós promovemos um desequilíbrio no organismo. Algumas funções vitais que não possuem mais esta substância energética, os carboidratos, passam a sobrecarregar outras atividades do corpo, a fim de manter o equilíbrio homeostático natural do mesmo.
Os carboidratos são de suma importância para o funcionamento do nosso corpo, pois têm papel importante na produção de energia, além de servir como fonte principal de glicose, combustível único para o cérebro. Sem a glicose, é comum a sensação de fraqueza e cansaço, que, pode resultar em hipoglicemia. Queda de cabelo e unhas quebradiças também são sintomas da deste nutriente.
Nesta situação, a geração de energia começa a ser feita através das proteínas musculares, contribuindo para o enfraquecimento e flacidez dos mesmos. Esse fato resulta em uma aparente perda de peso, porém o que se perde é massa magra e não massa gorda, como se desejava.
Dica Nutricional
Para quem quer perder peso, fica a seguinte dica: Ao invés de cortar totalmente os carboidratos da dieta, selecione as fontes de carboidratos: Tudo é uma questão de escolha. Os carboidratos são encontrados nos pães, batatas, mandioca, milho, arroz, trigo, centeio, cereais matinais, doces e açúcares, além dos derivados das massas e farinhas.
O grupo dos Carboidratos, a base da pirâmide alimentar, é o primeiro grupo de alimentos que as mulheres deixam de comer quando iniciam uma dieta, mas está é uma atitude equivocada. É claro que é importante evitar os carboidratos que não agregam nenhum valor nutricional à dieta, como o açúcar e seus derivados os doces, balas e refrigerantes comuns.
Deve-se preferir os carboidratos integrais como arroz, farinha e seus derivados, através destes conseguimos garantir o fornecimento de energia, aumentar a saciedade e perder peso, desde que consumidos com moderação.
A maneira mais segura de perder peso, garantindo a qualidade de vida e estado de saúde, é consultando um Nutricionista, que montará um plano alimentar individualizado e balanceado para as necessidades nutricionaias de cada um.