Não é de hoje que Nutricionistas e Médicos pedem atenção e para a importância da boa mastigação. Todo cuidado é pouco e vale destacar o valor da mastigação no processo digestivo.
Além de triturar o alimento, tornando-o fisicamente menor e apto a seguir pelo processo digestivo. Durante a mastigação, a saliva libera enzimas digestivas que dão inicio, já na boca, ao à digestão dos nutrientes, principalmente dos carboidratos.
Se você não mastiga com calma e de maneira adequada, engolindo o alimento de forma rápida, sem mastigar e triturar direito, e em proporções muito grandes, está contribuindo também para aumentar a produção de insulina. Isto porque, após a ingestão do alimento, o intestino produz uma série de hormônios e enzimas, entre elas, a secretina.
A Secretina é um dos grandes estimuladores da produção de insulina, portanto, quanto mais secretina é liberada, maior é a produção de insulina pelo pâncreas. É por este motivo que muitas pessoas, antes mesmo de terminarem sua refeição, já aguardam ansiosas pela sobremesa ou próximo lanche. Pois, o apressado, sofrendo a ação de insulina,no seu organismo não consegue sentir-se saciado e clama cor mais comida,muito além do que realmente necessita.
Duas são as consequências: Comer além do necessário pode causar ganho de peso e ultrapassar as metas de alimentos, mais especificamente, de carboidraotos por refeição pode causar hiperglicemias e , também, ganho de peso. Dois fatores importantes na saúde de quem tem Diabetes.
“A Matigação é a chave para a saciedade, o emagrecimento e a manutenção da glicemia”