fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Você sabe o que o Fígado tem a ver com a Diabetes?

O pâncreas e o figado vivem uma relação de muita intimidade na manutenção do equilíbrio da quantidade de glicose que circula na corrente sanguínea. Quando temos Diabetes este equilíbrio é mantido usando medicações orais para diabéticos tipo 2 ou aplicações de insulina para os diabéticos tipo 1 e alguns tipo 2.
A concentração de glicose, quando estamos em jejum deve estar entre 70 e 99 mg/dL de sangue e até 2 horas após uma refeição deve ser menor que 140mg/dL.
Quando nos alimentamos, os carboidratos são metabolizado, elevando a quantidade de glicose no sangue, desta maneira, o pâncreas recebe um comando para que as células beta liberem insulina. A insulina é o hormônio responsável em retirar a glicose do sangue. Uma parte é levada para dentro das células para ser usada como energia e outra parte é armazenada no fígado em forma de glicogênio.
Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar as células alfa do pâncreas liberam um hormônio chamado Glucagon, que avisa ao fígado que ele deve liberar a glicose que esta armazenada em forma de glicogênio, mantendo assim o equilíbrio.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

2 Comentários

  1. Achei excelente so gostari que fosse mais detalhada,pois tenho as duas e pouca coisa sobre colesterol e diabetes porque vejo que um depende do outro para controlar.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"