O pâncreas e o figado vivem uma relação de muita intimidade na manutenção do equilíbrio da quantidade de glicose que circula na corrente sanguínea. Quando temos Diabetes este equilíbrio é mantido usando medicações orais para diabéticos tipo 2 ou aplicações de insulina para os diabéticos tipo 1 e alguns tipo 2.
A concentração de glicose, quando estamos em jejum deve estar entre 70 e 99 mg/dL de sangue e até 2 horas após uma refeição deve ser menor que 140mg/dL.
Quando nos alimentamos, os carboidratos são metabolizado, elevando a quantidade de glicose no sangue, desta maneira, o pâncreas recebe um comando para que as células beta liberem insulina. A insulina é o hormônio responsável em retirar a glicose do sangue. Uma parte é levada para dentro das células para ser usada como energia e outra parte é armazenada no fígado em forma de glicogênio.
Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar as células alfa do pâncreas liberam um hormônio chamado Glucagon, que avisa ao fígado que ele deve liberar a glicose que esta armazenada em forma de glicogênio, mantendo assim o equilíbrio.
Achei excelente so gostari que fosse mais detalhada,pois tenho as duas e pouca coisa sobre colesterol e diabetes porque vejo que um depende do outro para controlar.
Eva,
Continue acompanhando nosso blog, que teremos novas matérias.