Motivos não faltam para manter o diabetes sob controle, pois aqui vai mais um: o mau controle pode deixar mulheres mais suscetíveis a problemas de audição. Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Henry Ford, em Detroit, no início do ano, apontou para essa direção.
A pesquisa revisou os registros médicos de 990 pacientes que fizeram audiometria (exames de audição) entre os anos de 2000 a 2008, que foram divididos em categorias: por gênero, idade e diagnóstico de diabetes. Os que tinham diabetes foram separados em dois grupos: os que controlavam bem o diabetes e os que não faziam controle da doença com medicamentos.
A conclusão foi que mulheres com idade entre 60 e 75 anos e que não controlavam bem a doença tiveram mais problemas relacionados a perda auditiva. A boa notícia é que as idosas que tinham um bom controle da enfermidade tinham níveis de audição tão bons quanto as que não eram diabéticas.
Também houve, segundo o estudo, piora significativa da audição em todas as mulheres com menos de 60 anos e com diabetes em comparação com aquelas que não tinham diabetes.
Entre os sinais de perda auditiva estão dificuldades de ouvir barulho ou conversas em grandes grupos de pessoas, necessidade de aumentar o volume da televisão ou do rádio.
Interessante é que, em homens, os resultados não mostraram diferença significativa na audição entre aqueles com diabetes bem ou mal controlada. Mas isso não é motivo para não se cuidar.