A Soja é originária da China e do Japão. É uma leguminosa que, faz parte do grupo alimentar do feijão, ervilha e lentilha. É rica em proteínas e fibras. É empregada na alimentação, sobretudo na indústria de óleos comestíveis.
A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa da inabilidade do organismo humano em sintetizá-las.
Portanto, por ser rica em proteínas, ácidos graxos e isoflavona, a soja pode auxiliar na proteção contra a Diabetes e no alívio dos sintomas da menopausa.
Abaixo vamos conhecer todos os benefícios desta leguminosa à saúde:
Muito apreciada no oriente, a soja está conquistando seu espaço no mundo devido aos seus benefícios à saúde. Rica em proteínas de alto valor biológico e em ácidos graxos insaturados, ou seja, as gorduras boas, ela auxilia no controle dos níveis de colesterol, previne contra doenças do coração, derrame e AVC, nas mulheres alivia contra os sintomas da menopausa e, ainda, protege contra o câncer de mama, próstata e cólon. E recentemente, trabalhos científicos vêm destacando seu papel na proteção contra a Diabetes Mellitus.
Em uma pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conclui que o consumo regular da leguminosa diminui em 40% o risco de desenvolver a diabetes. A pesquisa foi baseada em dados sobre hábitos alimentares de quase 75 mil chinesas, que foram ouvidos durante o estudo.
O efeito benéfico é atribuído às fibras, que têm influência positiva no controle da glicemia, e a uma substância particular da proteína da soja, as isoflavonas. As mesmas ajudam a regular a produção de hormônios e têm potencial antioxidante, isto é, preservam as células contra agressões e envelhecimento.
Diabetes x Soja: Benefícios no Controle da Doença
Os benefícios da soja na Diabetes tem valor na prevenção e, também, no tratamento da patologia.
Para quem já está a meio caminho da diabetes também sai ganhando ao introduzir a soja no prato: Estudos científicos concluíram que uma dieta rica no grão é bem efetiva para a redução da resistência à insulina e para a perda de peso, o que facilita o controle glicêmico. Neste caso, os aliados são as proteínas da soja: elas induzem à saciedade e ajudam a se livrar dos quilos a mais, quando associadas a uma alimentação balanceada.
No Canadá, cientistas da Universidade de Guelph verificaram que as proteínas da soja também são úteis para quem já recebeu o diagnóstico de diabetes: por contribuírem na regulação dos níveis de insulina e glicose no sangue. Essas proteínas também diminuem o risco de complicações decorrentes da doença, em especial, de insuficiência renal.
Recomendação Nutricional
Para se beneficiar dos nutrientes que a soja possui, é recomendado o consumo mínimo de: 3 colheres de sopa, no caso, 60g por dia.
Soja cozida – 1 colher de sopa – 20g – 35Kcal – 2g de CHO
Modo de Preparo
– O grão de soja deve ser selecionado, lavado, escorrido e receber um choque térmico com bastante água fervente, e imediatamente após, deve ser posta de molho em água gelada; Este processo tem como objetivo tirar o sabor forte da soja;
– Deixar de molho nesta segunda água por 6 a 8 horas: Este tempo serve para promover a hidratação dos grãos de soja, que são muito duros, assim pois diminuímos o tempo de cozimento;
Decorridas as 6 ou 8 horas:
– Ponha mais água no recipiente em que está à soja se necessário for, para que dentro dessa nova água você vá esfregando os grãos de soja entre as mãos para que as cascas se soltem dos grãos da soja;
– A água começará a ficar cheia das cascas da soja e você deverá ir despejando essa água, aos poucos, através de uma peneira ou escorredor, coando os grãos de soja e voltando-os para outro recipiente, jogando as cascas no lixo;
– Tire o máximo que puder de cascas, repetindo o processo da “coagem” da soja embora, certamente, você não deva conseguir tirar as cascas de todos os grãos;
– Se desejar cozinhar os grãos para, coloque-os na panela de pressão, juntando um pouco de sal, bem como água suficiente para cozinhar e uma colher de óleo para cada litro de água empregada;
– O grão de soja cozido não precisa ficar macio demais, a textura ideal é cozido porém, firme.