1-Barra de Cereais
As famosas barrinhas de cereais são vistas como uma ótima opção para enganar a fome de maneira saudável, porém, muitas são ricas em xarope de milho, ou seja, em açúcar e gorduras saturadas, ainda mais quando coberto por chocolates. Sendo assim, algumas marcas chegam a conter um número grande de calorias por unidade. Antes de escolher uma barra de cereal para consumir, leia com atenção seu rótulo e ingredientes.
Para a reposição de carboidratos e proteínas após um treino de musculação ou uma atividade aeróbica, existem muitas alternativas, até mais saudáveis, como: queijo magro, biscoito salgado integral, iogurtes e frutas, até mesmo uma barra de granola caseira, pode ser uma boa alternativa.
2- Saladas Elaboradas
Um erro bem comum é assumir que tudo que envolve a palavra salada seja saudável. Saladas de atum, frango, camarão são carregadas de maionese, ricas em colesterol, gorduras e, ainda, cheia de calorias escondidas em seus ingredientes. Desta maneira, se for fazer esta escolha, dê preferência a molhos feitos de iogurte naturais e à maionese light, mas fique de olho no tamanho da porção. Neste caso, atenção também quanto à presença de queijo fresco, crótons, frutas secas, presunto Parma, ovos de codorna que enriquem o valor calórico da salada.
A melhor maneira de controlar estes abusos é preparar sua própria salada em casa, assim pode controlar a quantidade e, sobretudo, os ingredientes.
3- “Baked Potatoes”
As batatas recheadas vendidas em restaurantes e shopping, aparentemente, parecem ser muito saudáveis por serem naturais, ainda mais, quando comparadas aos fast-foods.
Batatas são ricas em Vitamina C, potássio, fibras, mas também, carboidratos (amido), têm em média 150 calorias, uma unidade média. Não parece tão ruim certo? No entanto, a maioria dos restaurantes carrega o prato de manteiga, creme de leite, queijo amarelos e gordos, bacon e outros ingredientes que acabam aumentando o seu valor calórico, podendo alcançar 600 calorias, além de muita gordura e colesterol.
Dê preferência às porções menores ou preparações feitas em casa, com ingredientes mais leves, como: frango desfiado ou carne moída, cream cheese ou cottage, azeite de oliva, e pouco sal, use temperos naturais.
4- Smoothies
Os smoothies são feitos à base de frutas e, de um modo geral, tem aparência bem saudável.
Em muitos lugares a mistura é feita de frutas e iogurte natural desnatado, mas, mais uma vez, o tamanho da porção é o problema. É preciso ficar ter consciência e ficara tento a estabelecimentos que vendem copos muito grandes, porções de 500 a 700 ml, ou combinam a bebida com açúcar ou sorvetes, adicionando gorduras e calorias à receita. Quando combinamos a estes alimentos, um copo pode chegar a até 500 calorias, sendo uma porção recomendada de 120 calorias.
O smoothie, feito de frutas, sem açúcar e iogurte desnatado, pode ser uma boa maneira de começar o dia ou de recompor as energias após a malhação, mas lembre-se de sempre contar as calorias com o que já foi consumido ao longo do dia e com a sua necessidade energética.
5- Pães Multigrãos
São representados pelos pães de forma com 5, 7, 12 grãos. Em embalagens que trazem o termo multigrãos, geralmente, atraia a atenção do consumidor, por soar como algo muito saudável, já que sempre escutamos como os grãos são importantes na alimentação. Porém, esses produtos nem sempre trazem grãos integrais, que são ricos em fibras e bons para o sistema cardiovascular. Muitos desses pães são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional provido por um grão integral e, ainda, tornam os alimentos mais ricos em carboidratos, consequentemente, em calorias.
Como discernir os alimentos? É uma boa pergunta, mais uma vez ressalta-se a importância de ler as informações nutricionais e os ingredientes da preparação. Em primeiro lugar, observe na lista se a farinha é refinada, se for, este pão não é 100% integral.
6- Bebidas Esportivas
As bebidas “esportivas”, como são conhecidas, são bastante consumidas depois de um treino pesado na academia ou após qualquer atividade leve. Estas bebidas não são recomendadas para esses casos, e sim, são indicadas para quem treina pesado, de preferência, treinos aeróbicos, com alta perda de líquidos e, não devem ser uma alternativa de consumo após desenvolver alguma atividade leve ou mesmo se refrescar.
As bebidas deveriam destacar sua função de repor eletrólitos e energia, pois são ricas em potássio e sódio, além de uma quantidade de carboidrato e proteína. Muitas bebidas deste tipo chegam a ter 125 calorias por garrafinha. Dê preferência a água natural ou uma bebida com menor valor calórico e mate sua sede, como água de coco.
7- Alimentos Livres de Gorduras
Quando a embalagem do alimento destaca “ZERO de Gorduras”, muitos consumidores optam por esses alimentos, pois certamente, são saudáveis. Mas observa-se que, ainda que sejam mais leves devido à redução de gorduras, eles não são isentos de calorias.
Obviamente são mais saudáveis, ainda mais quando não possuem colesterol, gorduras trans ou saturadas. Mas, como sempre, é muito importante checar as informações nutricionais no rótulo para se certificar que está comprando um alimento rico em nutrientes. Os valores de calorias, sódio, fibras, vitaminas e minerais são aspectos que devem ser considerados na hora da compra.
É assim mesmo, e também observo que eles colocam: ZERO % DE GORDURA TRANS NA PORÇÃO, e queria saber o que quer dizer isto?
E o que mais me espanta é que nos alimentos que mais deveriam ser saudáveis é que mais tem esta maldita gordura…
Salete Trevizan Testolin.
muito obrigado,
essas dicas me ajudaram bastante,
tem coisas que eu nem sabia!
🙂