Neste artigo você vai entender a importância da vitamina B12 para o nosso corpo, em quais alimentos a encontramos, o que causa sua deficiência e quais são os sinais de quando seus níveis estão baixos.
Você é meu convidado nessa jornada para uma vida saudável e de qualidade, por este motivo, leia até o final.
A Importância da vitamina B12
A vitamina B12, ou cobalamina, é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal. Também pode ser adicionado a alimentos ou suplementos. A vitamina B12 é necessária para formar glóbulos sanguíneos e DNA. É também um fator chave na função e desenvolvimento das células cerebrais e dos nervos.
A vitamina B12 se liga à proteína nos alimentos que ingerimos. No estômago, o ácido clorídrico e as enzimas liberam a vitamina B12 em sua forma livre. A partir daí, a vitamina B12 se combina com uma proteína chamada fator intrínseco para que possa ser absorvida mais abaixo no intestino delgado.
Os comprimidos de vitamina B12 estão disponíveis em altas dosagens, muito acima da dose diária recomendada, mas essas altas quantidades não são necessariamente a quantidade que será absorvida porque uma quantidade adequada de fator intrínseco também é necessária.
Em casos de deficiência grave de vitamina B12 devido a quantidade de fator intrínseco inadequado, como acontece na anemia perniciosa, os médicos recomendam injeções intramusculares de vitamina B12.
Conheça mais sobre diabetes e as vitaminas do complexo B
Em quais alimentos encontramos vitamina B12?
A vitamina B12 é encontrada nos seguintes alimentos:
- Peixe, marisco
- Fígado bovino
- carne vermelha
- Ovos
- Aves
- Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte
- Levedura nutricional fortificada
- Cereais matinais fortificados
- Leite enriquecido de soja ou arroz
Fatores que podem causar deficiência de vitamina B12:
- Idade: conforme envelhecemos, nosso corpo pode não absorver a vitamina B12 tão facilmente. Se não tratamos, baixos níveis de B12 podem levar a anemia, danos nos nervos, mau humor e outros problemas sérios. Portanto, devemos ficar atentos a quaisquer sintomas.
- Cirurgia bariátrica: uma das cirurgias de perda de peso mais comuns é chamada de “bypass gástrico”. Após a cirurgia, a comida ignora partes do estômago e do intestino delgado. Geralmente é aí que a vitamina B12 se decompõe em forma livre. É necessário que o médico monitore os níveis de B12 e sugerirá suplementos orais ou injeções, se necessário.
- Medicamentos: alguns medicamentos diminuem os níveis de vitamina B12 ou tornam mais difícil para o corpo usar a B12. Entre eles incluem:
- Cloranfenicol, um antibiótico usado para tratar infecções;
- Medicamentos para azia (os Inibidores da bomba de prótons) como lansoprazol e omeprazol;
- Medicamentos para úlcera péptica como cimetidina e famotidina;
- Metformina para diabetes.
Informe, sempre, ao seu médico e seu farmacêutico de confiança, todos os medicamentos e suplementos que você utiliza em seu dia a dia.
- Dieta vegetariana ou vegana: a deficiência de B12 é rara porque o corpo pode armazenar o suprimento de vários anos do material. Mas os vegetais não têm vitamina B12, como vimos no início deste artigo. Portanto, veganos e vegetarianos que não comem nenhum produto de origem animal devem adicionar alguns grãos processados, como pães fortificados, biscoitos e cereais.
- Doenças do trato digestivo: a perda do apetite, perder muito peso ou ter problemas para fazer cocô (prisão de ventre). Se seus níveis de B12 estiverem baixos, seu médico frequentemente o injetará em um músculo para garantir que seu corpo o absorva. Certas doenças, incluindo a doença de Crohn e a doença celíaca, afetam negativamente o trato digestivo, aumentando o risco de deficiência de vitamina B12.
Vitaminas que ajudam a melhorar a saúde de quem tem diabetes
Quais são os sinais de deficiência de vitamina B12?
- Dormência, formigamento nas mãos e pernas: a escassez de B12 pode danificar a bainha protetora que cobre seus nervos.
- Perda de memória, confusão mental: a falta de vitamina B12 pode levar à depressão, confusão mental, problemas de memória e demência. Também pode afetar seu equilíbrio.
- Fadiga, fraqueza: os músculos podem não ter força e a falta de B12, também, pode levar a sentir cansaço ou tontura.
- Língua lisa: a língua lisa, ou seja, aspecto “careca” pode ser um indício de anemia por deficiência de ferro ou por anemia perniciosa, que é causada por uma deficiência de vitamina B12.
- Palpitações Cardíacas: é quando o coração de repente dispara ou pula uma batida e, também, quando podemos sentir as pulsações do coração na garganta ou pescoço.
- Aftas: úlceras nas gengivas ou na língua podem ser um sinal de nível de B12 baixo, anemia ou outra condição. As feridas geralmente desaparecem por conta própria, mas ajuda evitando ingredientes que possam ser irritantes ou dolorosos, como vinagre, frutas cítricas e especiarias picantes, como pimenta em pó.
A importância de uma dieta balanceada
Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.
Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital Alimentação Sem Restrição, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital Alimentação sem Restrição, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO
Fontes consultadas:
Um Comentário
Pingback: Deficiência de vitamina D: causas, sinais e sintomas, tratamento