Os níveis baixos de testosterona no sangue aumentam o risco de Homens desenvolverem Diabetes. A alteração deste hormônio masculino está ligada a resistência à insulina.
Baixos níveis de testosterona são mais frequentes do que imaginamos. Até pouco tempo, pensava-ser quem essa queda ocorria apenas em homens portadores de deficiências congênitas ou naqueles com falência da função testicular. Mas hoje, está claro que pode acontecer a diminuição acentuada dos níveis de testosterona em condições como a obesidade Grau III, infecção pelo HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes ou como efeito colateral de medicamentos.
Segundo a Universidade de Edimburgo, estudos mostram que os baixos níveis de testosterona circulante no sexo masculino podem aumentar o risco do mesmo em desenvolver a Diabetes Mellitus. Estudo também destaca que a alteração hormonal é fator de risco de Obesidade, fator que agrava a resistência periférica à insulina (RPI).
O hormônio masculino está presente em todo o corpo e age sobre as células de gordura através de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e ao diabetes, confirma os médico.
Na Universidade de Edimburgo após os estudos, cientistas chegaram a mesma conclusão quando descobriram que níveis baixos de testosterona estão ligados a resistência à insulina – principal sintoma da Diabetes. A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue, responsáveis pelo transporte da glicose do sangue para dentro da célula.
Pesquisas anteriores mostram que a alteração da testosterona também aumenta o risco de obesidade, outro fator de risco de desenvolvimento de Diabetes.
Sintomas da queda na produção de testosterona no homem:
– Perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas;
– Perda de força e diminuição da massa muscular e fadiga;
– Aumento da massa gordurosa;
– Diminuição da libido;
– Redução da fertilidade;
– Aumento da resistência à insulina e do risco de diabetes;
– Depressão;
As descobertas da Universidade de Edimburgo ajudam a explicar por que os homens mais velhos correm mais risco de desenvolver diabetes, já que os níveis de testosterona caem à medida que envelhecem. Segundo o Dr. Draúzio Varella: “A secreção de testosterona começa a declinar nos homens a partir dos 30 anos. Estudos mostram que, na faixa dos 40 aos 70 anos, a queda é de 0,8% ao ano”.
Após a leitura do estudo, nós sabemos que homens com baixos níveis de testosterona estão mais propensos a se tornarem obesos e de desenvolver diabetes. Já que o mesmo mostra que baixos níveis de testosterona é um fator de risco para diabetes não importando quanto uma pessoa pesa.