A cetoacidose diabética é uma das conseqüências mais graves do Diabetes Mellitus. Ocorre em diabéticos tipo 1 e muito raramente no tipo 2, levando o paciente a óbito se não tratada.
O que é cetoacidose diabética:
Em uma pessoa que sofre de diabetes, o corpo consome a gordura se não houver insulina para que a glicose seja transportada para dentro das células e assim, usada como fonte de combustível (energia). Os subprodutos do metabolismo da gordura são as cetonas. As cetonas se acumulam no sangue e são eliminadas na urina. Uma condição chamada cetoacidose se desenvolve quando o sangue está mais ácido que os tecidos do corpo. As taxas de glicose no sangue se elevam a mais de 300 mg/dL como resultado de uma maior produção de glicose no fígado e uma menor absorção de glicose pelas células.
A cetoacidose diabética pode ser o primeiro sintoma de uma pessoa com diabetes Tipo 1 como resultado de uma infecção, trauma, ataque cardíaco ou cirurgia. As pessoas que têm diabetes Tipo 2 normalmente desenvolvem a cetoacidose se estiverem sob muito estresse. As causas de episódios recorrentes é geralmente o descuido da dieta e do tratamento.
Sinais e sintomas:
Os sintomas da cetoacidose começam com poliúria (urina em excesso) e muita sede associadas a fadiga importante, naúseas e vômitos. Também são sintomas: Dor ou rigidez muscular, respiração profunda e acelerada e hálito de frutas (Odor no hálito). Eventualmente apresenta estupor mental podendo evoluir para o coma.
Diagnóstico:
Para o diagnóstico existem testes de urina ou sangue capazes de determinar a quantidade de cetonas. O exame de urina fornece informações referentes aos níveis de cetona 2 a 4 horas antes da realização do exame e depende da pessoa conseguir produzir a amostra de urina. Para determinação Semi-Quantitativa de Cetonas e Glicose na urina pode-se utilizar as tiras Keto Diabur Test 5000 da Roche (0800 77 20 126). Para as determinação no sangue podemos utilizar as tiras FreeStyle Optium β-Cetonas que funcionam com o medidor FreeStyle Optium Neo da Abbott (0800 703 0128).
Para entendermos o significado dos resultados, devemos observar o quadro abaixo:
Tratamento:
O objetivo do tratamento é corrigir a taxa elevada de glicose no sangue, usando insulina adicional e repondo os líquidos perdidos por excesso de urina e vômito. Freqüentemente, uma pessoa com diabetes é capaz de reconhecer os primeiros sinais de aviso e fazer as correções adequadas em casa antes que esta condição leve o paciente ao coma.
Tratamento Individualizado para Diabetes
O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.
Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO
Comprei seu livro, estou gostando muito, que sobremesas maravilhosas, vou diminuir a Coca zero, a minha hemoglobina glicada está em 7, por isso que a médica fala que está bom, muito obrigada Mônica
Estefânia,
É muito bom receber um retorno positivo como o seu, isso prova que meu trabalho é valido e ajuda as pessoas. Nada me deixa mais feliz!
Resultado 111mg dl
Mônica tenho o diabetes a 40 anos e antes era mais fácil controlar a glicose por quê?
Hoje ela cai muito as vezes outras vezes sobe com a preocupação tive um primo que faleceu de hipo. Por isso tenho muito medo.
Leonardo, com o passar do tempo, seu metabolismo também altera, assim são necessários ajustes em seu tratamento.
Boa noite.
como estive lendo sobre a cetoacidose diabetica como ela e cruel para o Diabetico tenho diabetes a 11anos e atualmente eu venho fazendo um relatorio de glicemia 6(seis) ou 8(oito) vezes por dia, de ponta de dedo e meus relatorios são crueis porque a subida e decida da glicemia e frequente e consigo deminuir a glicemia com insulina Rapida a LISPRO HOMOLOG, aplico tres vezes por dia a insulina NPH (novolin), e a minha meta ate esse dia 28/05/10 , estamos a 28 dias do mes e a minha glicemia utrapasou as 31 vezes que a glicemia passa de 300mg/dl como poderei rever essa terapia já tentei de tudo ?
Bom dia Rene,
Somente seu médico pode alterar sua terapia de tratamento da Diabetes, entre em contato com ele para rever o seu tratamento.
Atenciosamente,
Mônica Amaral Lenzi
Farmacêutica – Educadora em Diabetes
Farmácia Doce Vida Ltda
(47)3340 8502
http://www.farmaciadocevida.com.br