Gaynell Tucker, moradora de Roma, no estado da Geórgia (EUA), foi diagnosticada com diabetes tipo 2 há 17 anos, quando ela diz que estava acima do peso e raramente fazia exercícios. Desde então, ela fez algumas mudanças grandes e assumiu o controle. Na verdade, você poderia chamá-la de uma máquina de caminhar, pois este é o seu próprio jeito de combater a diabetes.
Segundo a American Diabetes Association, quase 26 milhões de americanos têm diabetes tipo 2. Tucker, 82, admite que ela adora fazer compras, mas no dia em que a equipe de reportagem FOX 5 a encontrou, não foi por isso que ela estava no shopping. Em vez disso, ela estava encerrando uma caminhada de 20.000 quilômetros. E isso não é um erro de digitação. Ela é uma ávida caminhante agora, mas nem sempre ela foi assim.
Em 1995, quando ela foi diagnosticada com diabetes tipo 2, o seu médico avisou que se ela não mudasse seu estilo de vida, iria acabar tomando insulina. Assim, Tucker começou a andar, e mantém um registro de suas caminhadas desde então. Ela anda quase quatro quilômetros por dia, seis dias por semana, e esses esforços estão valendo a cada momento. Ela perdeu 50 quilos e ganhou as manchetes, tudo sem nunca ter tomado injeções de insulina.
“Quando você anda você está ativa, estimula o pâncreas a produzir mais insulina”, explicou ela. “Na verdade, se eu não ando, o meu açúcar no sangue me mostra que eu não andei, e andar a pé faz a minha insulina dizer a verdade”
Quando estava próximo de atingir 20.000 quilômetros, seu marido Max e irmã gêmea Gaylia, junto com seu cunhado Lucas, estavam lá ao seu lado. Sua irmã disse à FOX 5 que ela é fã número um de Tucker, e quando ela terminou sua última volta, houve aplausos por toda parte.
“Eu me sinto bem, me sinto bem”, disse Tucker. “Eu tenho conseguido o meu objetivo”. Diabetes corre na família de Tucker. Ela nos diz que sua mãe morreu da doença e que sua irmã também tem isso, mas ela trabalha duro para mantê-la sob controle.
Gaynell diz que planeja continuar a caminhar e marcar novos marcos, com um passo de cada vez. Ela espera que os outros sigam seu exemplo.