A rotulagem dos produtos, no Brasil, é obrigatória e tem como órgão responsável a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que trabalha para garantir a qualidade do produto e à saúde do consumidor.
Os alimentos industrializados são, obrigatoriamente, identificados por rótulos presentes em sua embalagem que dão a população importantes informações, como: nome do produto e fabricante, peso líquido, ingredientes, características, lote, origem e data de validade, dentre outros.
Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre o produto e o consumidor. Entender as informações contidas neles é fundamental na escolha de um alimento saudável e nutritivo.
Nem sempre, as informações presentes são de fácil compreensão. É comum surgirem dúvidas como: qual é a diferença entre rótulo e embalagem? Quais as informações que devem estar presentes nos rótulos? Qual é a importância de tanta informação? Para melhor entendimento do assunto e aprender a tirar proveito das informações contidas nos rótulos recomenda-se a leitura do artigo abaixo e do artigo de amanhã, que falará exclusivamente da tabela nutricional.
O que é Rótulo?
Como definição da ANVISA, rótulo é toda descrição, legenda e imagem ou, toda matéria descrita ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do produto.
O que é Embalagem?
É o recipiente destinado a garantir a conservação, facilitar o transporte e manuseio dos alimentos, alguns tipos são de vidro, plástico ou papelão.
Agora que esclarecemos alguns conceitos importantes vamos conhecer algumas legislações que se referem à ROTULAGEM DE ALIMENTOS.
Os rótulos devem conter as seguintes informações:
Lista de ingredientes: informa a composição total do produto, todos os ingredientes usados na produção. Descreve, em ordem decrescente, ou seja, inicia com o ingrediente usado em maior quantidade para o usado em menor quantidade.
Por exemplo: Para um portador de Diabetes essa leitura é de grande importância, pois através dela pode-se identificar a presença dos termos: açúcar, sacarose, glicose, dextrose e demais tipos de açúcar. Desclassificando o produto como Diet e dando mais atenção no consumo do produto.
Origem: indica ao consumidor quem é o fabricante do produto, onde e quando foi produzido. Informação importante caso necessário permite que o consumido entre em contato com o fabricante.
Lote: é o número que faz parte do controle na produção do alimento. Havendo algum problema, o produto pode ser recolhido e analisado pelo lote ao qual pertence.
Prazo de validade: mostra até quando o produto está adequado para consumo. Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for menor que 3 meses; E o mês e o ano quando o produto tiver o prazo de validade superior a 3 meses.
Conteúdo líquido: Indica a quantidade total do produto contido na embalagem. Pode ser expresso em massa (Kg) ou volume (L).
Informação nutricional obrigatória: é representada pela tabela nutricional propriamente dita. Sua leitura é importante porque a partir das suas informações nutricionais expressas o consumidor pode fazer escolhas mais saudáveis.
O quadro de Informação Nutricional e sua complexidade serão explicados, detalhadamente, no artigo que será postado amanhã, com o título: Rótulos: Informação Nutricional Obrigatória