fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Retenção de Líquidos: Tem Causas Variadas, Mas Podem Ser Prevenidas

 

 

A sensação de estar mais gordo de uma hora para outra pode estar relacionada à retenção de líquido no organismo. O problema é mais comum entre as mulheres, mas pode acontecer com homens também.

Popularmente nomeia-se como retenção de líquido o inchaço no corpo ou em parte dele. De certa maneira, é comum as pessoas se sentirem “retendo líquidos”.  No final do dia, pés vermelhos e inchados, as pernas inchadas com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, mãos com anéis apertados, são tudo um exemplo de edema, o termo médico referente ao inchaço.

O edema é o resultado extravasamento de um líquido, pobre em proteínas, que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, temporariamente.

Causas

O corpo humano provém de mecanismos para manter o equilíbrio dos líquidos corporais, pois como sabemos mais de 2/3 dele é composto de água. Desequilíbrios nesses mecanismos podem favorecer o aparecimento do edema:

– Variações de pressão sanguínea regional;
– Quantidade de proteínas no sangue;
– Quantidade de sais minerais disponíveis no corpo;
– Ação da força da gravidade;
– Sedentarismo;
– Alimentação;

No caso de uma Diabetes descontrola por muito tempo, a questão renal pode estar prejudicada e ser a causa dos inchaços.

Outras causas possíveis são:
– Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
– Doenças da tireoide;
– Remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
– Reações inflamatórias e reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.
– Na maioria das vezes, os pequenos inchaços têm causa local, como uma circulação regional insuficiente.

Diagnóstico

Baseia-se na avaliação médica do quadro clínico. Pode ser necessário também pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

Às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço.

Sintomas

Inchaço no corpo: São notados em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos, como: pernas, costas, pés , mãos e em regiões mais propensas à ação da força da gravidade;
– Dores de cabeça;
– Aumento da pressão arterial;
– Dores no peito;
– Vista embaçada;

Esses são os sintomas de retenção de líquido, um acúmulo de água no organismo que pode provocar de um a dois quilos extras. É mais comum em mulheres, principalmente no período pré-menstrual.

Tratamento

Para cada tipo de inchaço existe uma causa, que requer um tratamento específico. Mas, a melhor maneira de tratar é prevenir o surgimento do problema.

Para combater esses mal alguns fatores são determinantes. Evitar a retenção de líquidos existe uma série de cuidados:

– Cuidado com a alimentação é fundamental: A alimentação pode ser uma grande aliada para diminuir o desconforto nos dias de muito inchaço;
– Beber água: Recomenda-se o consumo de 8 copos de água/dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas;
– Reduzir o consumo de Sal e de alimentos ricos em Sódio, como: carne muito salgada, bacalhau, carne-seca, embutidos e enlatados.
– Diminua o consumo de gorduras animais (carnes com gorduras, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, etc.) e evite frituras e gorduras trans (presente em alguns salgadinhos, pratos congelados, massa folhada etc);
– Aumente o consumo de fibras, presentes nos cereais integrais, hortaliças e frutas;
– Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce;
– Invista em verduras, frutas e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pêra e abacaxi.
– Tome chás diuréticos: chá verde, chá de cavalinha, chá carqueja e chás de ervas claras (cidreira, camomila, erva doce) – Consulte uma Nutricionista: Faça uma Reeducação Alimentar
– Se necessário, faça uma drenagem linfática. Os médicos avisam que as massagens não são indicadas para todos os pacientes, porque a retenção de líquido tem causas diferentes. O tratamento deve ser prescrito por um médico;
– Faça exercícios regularmente;

A adesão de uma mudança no cardápio e aderiu aos exercícios físicos. Assim, consegue-se diminuir os inchaços e aumentar a sensação de bem estar.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"