Às vezes queremos provar uma sobremesa diferente. Só não pensamos que para ser diferente não precisamos de muita coisa. Principalmente quando falamos de sobremesas. Os ingredientes das sobremesas não mudam muito, pode dar uma olhada nas receitas.
Como estamos no verão, uma ótima sugestão é um sorvete. Porém como dar uma cara nova para uma bola de sorvete? Esta é nossa sugestão de hoje. Uma cara nova para o sorvete sem usar nada pesado ou muito calórico.
Vai ser uma sobremesa leve, inusitada, fácil e ao mesmo tempo sofisticada, devido à mistura de sabores. O sabor do morango modifica com a adição da hortelã, do leve azedinho do limão e principalmente com o azeite de oliva, que sai do prato de salada para entrar na sobremesa.
Tenho certeza que já deu água na boca aí. Porque eu estou com água na boca só de lembrar de como ficou saborosa!
Receita de Salada de Morangos com Sorvete
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 3 porções
Ingredientes:
- Morangos – 12 unidades (200g)
- Hortelã picada – 1 colher de sopa (3g)
- Sumo de limão – 2 colheres de sopa (15g)
- Azeite de oliva – 1 colher de sopa (6g)
- Sorvete de creme zero açúcar – 3 bolas (60g cada)
- Adoçante Linea Granular – 2 colheres de sopa (1g)
Modo de preparo:
1. Pique os morangos em pedaços bem pequenos e reserve. Pique também a hortelã finamente.
2. Em uma tigela, misture os morangos com o sumo do limão, o azeite de oliva, o adoçante e a hortelã.
3. Divida em 3 porções. Arrume em um prato pequeno em forma de círculo ou de retângulo.
4. Sirva cada prato de salada com uma bola de sorvete.
Dica da Chef Diet: se desejar caprichar na apresentação, pique um pouco mais de hortelã
e espalhe pelo prato. O contraste das cores vermelho e verde sempre fica
muito bonito em um prato.
Contagem de carboidratos pela Nutricionista Camila Almeida
Leve e super combina com o verão, essa receita ainda tem poucas calorias. Rende 3 porções de salada com uma bola de sorvete diet, onde cada uma apresenta 40 calorias da salada mais 58 calorias da bola de sorvete, 5g de carboidrato mais 10g de carboidratos do sorvete e 3,4g de fibras. Com o desconto das fibras possui 14g de carboidratos, ou seja, aproximadamente 1 equivalente de carboidratos.
Nutrição funcional
E quem disse que o azeite de oliva não pode ser utilizado em sobremesas? O azeite de oliva está no grupo das gorduras monoinsaturadas; gorduras boas que promovem benefícios à saúde. Diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom são algumas benfeitorias desse óleo para o coração. Ainda, possui fitoesteróis, que são antioxidantes, prevenindo patologias como câncer,
envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e auxilia a perda de peso. E você deve pensar: Como uma gordura pode ajudar a perder peso se as gorduras engordam?
O azeite de oliva, por conter fitoesteróis e flavonóides (que são antioxidantes), combate a inflamação, e na inflamação substâncias e hormônios que dificultam o funcionamento do organismo são liberadas. Impedindo ou combatendo a inflamação melhoramos o funcionamento do organismo como um todo, fazendo com que os hormônios sejam liberados normalmente, auxiliando assim na perda
de peso.
Quer uma dica para comprar um bom azeite de oliva?
– Observe sempre se é “prensado a frio”, isso consta no rótulo. Quando prensado a frio, conservamos as substâncias antioxidantes.
– Verifique sempre a acidez do azeite de oliva, quanto mais baixa a acidez, mais extra virgem, mais interessante para saúde. Encontramos para compra azeites de oliva com acidez entre 1% e 0,8%, 0,5% (intermediários) e 0,3% até 0,1%, sendo este último os melhores, com maior quantidade de antioxidantes.
– Para cozinhar, indico o azeite de oliva virgem com acidez de 1% a 0,8% até 0,5% pois o calor satura o óleo, por isso controlar a temperatura é importante. Utilize para refogar legumes, selar carnes ou utilizar em molhos. Para utilizar em saladas ou pratos prontos que não serão aquecidos, o azeite de oliva com acides de 0,3% até 0,1% é o mais indicado pela maior quantidade de antioxidantes.
– Escolha sempre o azeite de oliva em vidro escuro, não em vidro transparente ou lata de alumínio. O azeite oxida com o calor ou a luz, por isso não é interessante o vidro transparente. Já na lata de alumínio é importante saber que o alumínio é tóxico e as gorduras absorvem essa toxicidade.
Quer aprender mais receitas saborosas e saudáveis?
Clique no botão abaixo e conheça o livro digital 400 Receitas para Diabéticos.
Até mais e Boa Refeição!
Gostou? Então deixe o seu Comentário e Compartilhe essa Deliciosa Receita.
Que marrrravilha, essa eu vou testar!
Guria tuas receitas são demais! Adorei todas! Uma delicia! Faça mais, Beijos!
Gostaria de saber se diabético pode comer e a quantidade,
Obrigada!!
Att..
Loeci.