fbpx
quinta-feira , 7 de novembro de 2024

Reduza seu risco de diabetes esta noite

07_12_diabetes

Amantes da noite, tomem nota. Um descanso maior poderia melhorar o uso da insulina em seu corpo e reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com pesquisa preliminar apresentada na 95ª Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia.

Pesquisadores estudaram 19 homens que reduziram seus sonos por pelo menos seis meses. Antes do início do projeto, as pessoas regularmente registradas dormiram por cerca de seis horas durante a semana e em fins de semana. Depois de passar por exames de sangue, os homens dormiam no laboratório durante três noites. Pesquisadores acordavam alguns deles depois de apenas seis horas, permitindo aos outros cochilar por até 10 horas seguidas deixando-os descansar com sons suaves para mantê-los em sono profundo.

Testes posteriores mostraram que, com a extensão do sono, durante o descanso ininterrupto, os corpos dos rapazes souberam melhor como utilizar a insulina para controlar a glicemia. Com o tempo, essa mudança na sensibilidade à insulina, reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, diz o autor do estudo Peter Liu, MD, Ph.D., do Los Angeles Biomedical Research Institute Los.

Os médicos não souberam dizer exatamente o porquê de ocorrer esse efeito. Uma teoria: sono suficiente estabiliza os níveis de hormônio do crescimento humano, um composto liberado durante o sono profundo que os cientistas acreditam ajudar no controle dos seus níveis de glicose pelo corpo. A falta de sono poderia aumentar os níveis de cortisol e catecolaminas, ativando o sistema de “luta ou fuga” do seu corpo e interferindo com a sua resposta à insulina, diz o Dr. Liu.

A boa notícia: você não está condenado se costuma dormir pouco – um descanso extra melhora rapidamente os resultados de seu exame de sangue, diz o Dr. Liu. Mas não tente recuperar o atraso do sono nos finais de semana apenas: “Isso seria como dizer que você pode ter uma dieta terrível durante a semana e, em seguida, ter uma dieta saudável no fim de semana”. Em vez disso, melhore a qualidade de seu sono e tente dormir pelo menos de sete a oito horas todas as noites.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"