As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Com esta pequena frase acima, vocês já podem entender o quanto a proteína é essencial para o funcionamento eficaz do nosso organismo.
Além do mais, a proteína na dieta tem uma papel significante na vida e dia a dia dos atletas e pessoas que praticam atividades físicas. Pesquisas indicam a necessidade de dietas com conteúdos protéicos para promover a síntese no tecido muscular após a atividade física. Também é utilizada como energia durante o exercício.
As recomendações diárias de ingestão de proteínas (RDA) é cerca de 0,8 à 1 g/kg de peso corporal/dia. Os atletas devem consumir mais do que este valor, aumentando de 50 a 100%, de acordo com a ACSM, dos valores sugeridos pela RDA, estando dentro dos limites aceitáveis de distribuição de macronutrientes de 10 a 35% da ingestão diária a partir da proteína.
Podemos optar pela alimentação com suplementação proteica. Porém, vale enfatizar, que estas recomendações podem ser alcançadas a partir de alimentos naturais e uma dieta saudável.
Diante de diversas pesquisas, podemos chegar a uma conclusão que o consumo de uma pequena quantidade de proteínas com carboidratos, como bebidas energéticas ricas nestas substâncias, antes/durante/após o treinamento físico é indicado para atletas e praticantes de atividades físicas.
Curiosidade: sabe qual a importância da mistura de proteínas com carboidratos??? Os carboidratos constituem a principal fonte energética, principalmente para atletas de resistência. Além de sua eficiência como energético metabólico durante o exercício, eles fornecem uma preservação adequada das proteínas, sendo que, esta dependência, em função do consumo suficiente de carboidratos, é reduzida durante a atividade aeróbia e assegura melhor manutenção da condição protéica normal do organismo.
Bom, diante disto tudo, sabemos que as proteínas e carboidratos são essenciais para manter o corpo saudável.
Como neste post estamos enfatizando o papel, principalmente das proteínas, seguem 2 opções de lanches (ótimos para começar o dia), saudáveis e com OVOS, que são fontes ricas em proteínas.
O que o ovo tem de tão importante?
Quando preparado corretamente, ou seja, sem encharcar de óleo; é uma fonte riquíssima em proteína, com baixo teor de gordura e fontes essenciais de carboidratos. A proteína encontrada no ovo é ótima para manter-se saudável, esbelto e com nível suficiente de energia, principalmente pra iniciar o dia. Além do mais, são fontes ricas em vitamina D e colina, que é um nutriente que ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar a memória.
Seguem 2 receitas deliciosas…
– Ovos mexidos com queijo branco
A combinação de queijo branco e ovos pode ser uma ótima opção para prevenir osteoporose. Isto porque o cálcio do queijo é facilmente absorvido pelo corpo e os ovos são ricos em vitamina D. Você também pode tentar esta receita com queijo de cabra.
Ingredientes
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 cebola roxa pequena picada
– 12 ovos grandes, ligeiramente batidos
– 1/4 colher de chá de sal
– 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
– 115 gramas de queijo de cabra ou branco ralado
– 2 colheres de sopa de cebolinha picada
Como Preparar
1- Em uma grande frigideira, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macia. Misture os ovos, sal e pimenta e cozinhe, mexendo sempre, até formar coalhada cremosa.
2- Retire a frigideira do fogo e misture o queijo de cabra e cebolinha. Sirva imediatamente com torradas de grãos inteiros, se desejar.
Rende 6 porções e, cada porção, tem cerca de 234 calorias.
– Fritada de Ricota com Verdes
Fonte rica em proteínas e gorduras saudáveis, esta receita é deliciosa. Escolha folhas escuras, como couve e acelga, pois contém cerca de 30 calorias cada porção. Assim, conseguirá uma receita com fontes ricas em vitamina A, C e K, além de fibras. Ervas frescas são ótimas opções para oferecer antioxidantes com sabor.
Ingredientes
– 1/3 xícara mais 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 cebola média picada
– Pimenta vermelha
– Couve ou acelga picadinho a gosto
– 10 ovos grandes
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– 1/2 colher de chá de sal
– Pimenta do reino a gosto
– 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
– 225 gramas de ricota
– 1 xícara de folhas de manjericão fresco
– 3/4 de xícara de folhas de salsa fresca
– 1/4 xícara de folhas frescas de hortelã
– 1 dente de alho picado
Como Preparar
1- Pré-aqueça o forno a 350 °.
2- Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo sempre, até ficar macia. Adicione a pimenta e as verduras e cozinhe até refogar. Reserve.
3- Em uma tigela grande, misture os ovos, queijo parmesão e 1/4 colher de chá de sal e pimenta até ficar homogêneo. Adicionar à tigela com verduras reservadas acima, vinagre, ricota e 1/8 colher de chá de pimenta e mexa para misturar. Coloque a ricota na mistura de ovo.
4- Na frigideira, aqueça 1 colher de sopa de óleo reservado em fogo médio. Despeje a mistura de ovos na panela e cozinhe. Transferira para o forno. para o forno e asse até que esteja completamente definido (aproximadamente 15 minutos).
5- Para fazer o pesto: combine manjericão, salsa, hortelã e alho em um processador de alimentos e processe até que todos os ingredientes fiquem picadinhos. Adicione lentamente o restante 1/3 de xícara de óleo e tempere com 1/4 de colher de chá de sal e pimenta.
6- Remova a fritada do forno e inverta-a na travessa.
Rende 8 porções e tem cerca de 280 calorias.
“…é uma fonte riquíssima em proteína, com baixo teor de gordura e fontes essenciais de carboidratos”, não sei se percebi bem esta afirmação, o português também não é o mais correcto, mas a verdade é que o ovo é isento de hidratos de carbono. Pelo seu discurso parece querer dizer exactamente o oposto, ou pelo menos é o que transparece ao leitor, o que seria errado!