Verão no auge… Dias quentes … Calor … O que é doce, refrescante, geladinho e pode ser mais saudável que os que normalmente compramos por aí? Um picolé, isso mesmo!
Hoje vamos te ensinar a fazer um picolé super saudável, pouco calórico, leve e delicioso! A melhor parte é que você pode fazer com antecedência e ter sempre uma forma prontinha no freezer para quando bater aquele calor mais forte. Vamos então à receita para você ver que não é preciso ter muito trabalho para saborear uma sobremesa gostosa e leve neste nosso verão.
Picolé de frutas Sem Açúcar
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 6 unidades
Ingredientes:
- Uva – 4 (40g)
- Cereja sem semente – 6 (55g)
- Morango – 3 (50g)
- Ameixa – ½ (35g)
- Suco de uva integral – 50ml (50g)
- Adoçante Linea Sucralose – 15 gotas
- 6 palitos de picolé
Modo de preparo:
1. Corte as frutas em pedaços. Por exemplo: as uvas ao meio, os morangos em 4, a ameixa em fatias. Reserve.
2. Prepare o suco de uva. Coloque o suco no copo (em um copo americano, vai dar aproximadamente 2 dedos de suco). Complete o copo com água e adoce com o adoçante. Reserve.
3. Em uma forma para picolés (usei uma para 6 picolés), distribua os pedaços de fruta até acabarem. Espete os palitos até cada um deles estar bem firme. Complete cada forminha com o suco e coloque para congelar.
Dica da Chef Diet: na hora de desenformar, passe um pouco de água ao redor da forma que o picolé vai sair com facilidade.
Contagem de carboidratos pela nutricionista Camila Almeida
Delicioso, saudável e rico em vitaminas e minerais! Tudo isso com baixas calorias para você consumir um picolé bem geladinho neste verão. A receita toda, dos seis picolés tem apenas 118 kcal, 29g de carboidratos e 2,8g de fibras. Cada unidade de picolé apresenta aproximadamente 20 kcal e 5g de carboidratos com o desconto das fibras alimentares. Pela contagem de equivalentes, três picolés representam um equivalente de carboidratos.
Nutrição funcional
Essa receita pode ser preparada e congelada por aproximadamente 30 dias. O preparo e congelamento diminui muito pouco a quantidade das vitaminas e minerais. Você pode consumir como sobremesa no almoço ou no intervalo das refeições. É uma maneira muito interessante de estimular o consumo de frutas, principalmente em crianças.
Vale ressaltar que, não é porque a receita leva quatro tipos de frutas que você irá contar como quatro porções. Um picolé representa uma porção de frutas.
O suco de uva integral é um ótimo coringa quando bate a preguiça de fazer o suco natural. A maioria é sem adição de açúcar, mas vale a pena olhar no rótulo.
Rico em flavonóides ressaltam-se os benefícios do resveratrol, que auxilia principalmente na redução do colesterol LDL (colesterol ruim). Ainda possui atividade antioxidante, antienvelhecimento, protetor cardiovascular e anticancerígeno. A uva e os demais hortifrutis de coloração arroxeada possuem essa substância.
Na hora de comprar o suco de uva integral, é importante observar: deve ser em garrafa de vidro, o vidro deve ser escuro (verde, por exemplo) para evitar a oxidação das substancias antioxidantes, não devem conter açúcar ou diluição e m água.
Na receita, a quantidade de flavonoides ajuda ainda a manter as vitaminas e minerais da fruta, justamente pela atividade antioxidante da uva! Aproveite!
Quer aprender mais receitas saborosas e saudáveis?
Clique no botão abaixo e conheça o livro digital 400 Receitas para Diabéticos.
Gostou? Então deixe o seu Comentário e Compartilhe essa Deliciosa Receita.
Posso fazer o suco com adoçante e preparar sacolé com ele ?
delicia de sabor
vou fazer
fica ooootimo !!!