Esta tradicional receita nordestina é nada menos que deliciosa. Fizemos algumas substituições em relação à receita original pela dificuldade de encontrar alguns ingredientes e também para deixa-la menos calórica e mais fácil de preparar. Tudo pensando em vocês, é claro! Portanto, espero que os mais tradicionalistas não me recriminem.
Nossa releitura foi preparada com queijo mussarela, e sem adição de gordura. E ela foi também “assada” no micro-ondas, o que deixa seu preparo bem rápido. Fazia tempo que eu não comia Cartola, e apesar das mudanças na receita, uma garfada deste casamento de sabores me levou direto ao Nordeste. Terrinha maravilhosa e de gastronomia única! Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei!
Receita Rápida de Cartola Diet
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
- 1 banana branca (100g)
- 2 fatias de queijo mussarela (46g)
- 2 colheres de café de canela em pó (4g)
- 1 colher de sopa de adoçante Linea Sucralose (1,2g)
Modo de preparo:
1. Corte a banana ao meio e coloque as duas partes sobre o prato no qual você vai servir.
- Misture a canela e o adoçante em um potinho separado. Reserve.
Dica da Chef Diet: é melhor misturar os dois para que o gosto fique uniforme por cima do queijo. E quase não dá trabalho …
3. Cubra a banana com as fatias de queijo e coloque no micro ondas por 1 minuto.
4. Assim que tirar a banana do micro, polvilhe com a mistura reservada de canela e adoçante. Sirva na hora.
Contagem de carboidratos pela Nutricionista Camila Almeida:
A receita é um misto de sensações! Sabor, textura e leveza formam essa porção de 254 kcal, 28g de Carboidratos e 1,15g de fibras. Pela contagem por equivalentes, representa dois equivalentes de 15g de carboidratos.
Nutrição Funcional:
A canela tem sido associada ao diabetes, pois possui a propriedade de auxiliar na diminuição da glicose sanguínea. A canela é uma especiaria que possui atividade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e hipoglicemiante.
Por apresentar compostos polifenólicos e o mineral cromo, estes atuam melhorando a ação da insulina, potencializando a sensibilidade a insulina e diminuindo a glicemia sanguínea.
Use a canela com frutas, iogurtes no lanche da tarde ou lanche da manhã, assim você pode manter a glicemia estável até a próxima refeição. E ainda outro ingrediente especial é a banana. Como citado anteriormente, a banana é um alimento rico em minerais como cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e o aminoácido triptofano.
O triptofano é precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor e alterações no sono. Outras fontes de triptofano são o cacau, damasco e as leguminosas.
Quer aprender mais receitas saborosas e saudáveis?
Clique no botão abaixo e conheça o livro digital 400 Receitas para Diabéticos.
Boa Refeição!
Gostou? Então deixe o seu Comentário e Compartilhe essa Deliciosa Receita.
sempre é tempo de aprender, obrigada!!”!”!
Essa receita deve ser deliciosa; mas talvez fique mais diet se trocar o queijo mussarela, por queijo Minas ou queijo Coalho ou ainda a Ricota.