Categories: Sem categoria

Que Tal Um Suco Nutritivo E Refrescante?

Share

Esta é a minha primeira participação neste espaço tão respeitado e confiável quando se fala em Diabetes, a Mônica Lenzi está de parabéns!

Vou me apresentar rapidamente e ao final vamos falar sobre como você pode aproveitar melhor o calor e a praia neste verão usando os sucos com menor quantidade de carboidrato!

Sou Monique Neis, Nutricionista e Pós-Graduada em Nutrigenômica e Alimentos Funcionais. Além de atuar como Nutricionista, sou Professora, Educadora em Diabetes pela ADJ e Colunista no site da SBD. Trabalho com diabetes há 4 anos e me apaixonei pelo mundo do diabetes após iniciar os atendimentos no Núcleo de Atenção em Diabetes em Blumenau e na Endoclin. Atendo pelo menos 30 pessoas com diabetes por semana, entre crianças, gestantes, adultos e idosos e participo de várias ações, seminários e grupos de apoio.

Ao longo dos anos percebi o quanto nossos pacientes com diabetes estão desamparados. Na internet existem várias informações erradas, as pessoas continuam a espalhar certos mitos sobre alimentação no diabetes que não fazem sentido. Os profissionais não tem tempo de passar todas as informações necessárias e faltam profissionais de saúde capacitados para responder as dúvidas que surgem ao longo da vida de uma pessoa com diabetes. De agora em diante estaremos mais próximos e vou me esforçar para trazer orientações práticas do dia-a-dia, além de responder todas as suas dúvidas aqui no blog junto com a Mônica.

Mas agora vamos ao que interessa… O verão está chegando, nossos dias estão cada vez mais quentes e muita gente adora aproveitar este calor na praia, no parque ou na piscina, não é mesmo?! E algo que combina muito bem com estes momentos é um delicioso suco nutritivo e refrescante.

Recebo vários pacientes com diabetes com dúvidas sobre os sucos. Afinal, alguns podem conter uma grande quantidade de carboidrato… e é verdade mesmo!

O ideal é escolher um suco com até 10g de carboidrato por copo.. assim você consegue controlar melhor o Diabetes. Se você optar por um suco com maior quantidade de carboidrato uma dica é diluir!

No Diabetes não temos alimentos permitidos ou proibidos… temos a possibilidade de fazer escolhas!

Elaborei esta tabela com a quantidade de carboidrato por copo de diferentes bebidas e sucos. Compare e faça um escolha consciente!

Bebida (240 ml) Calorias (kcal) Carboidratos (g)
Caldo de cana

197

49g

Agua de coco

43

10g

Suco de uva integral

160

37g

Suco de uva diluído 50%

80

18g

Related Post
Suco de laranja

140

31g

Suco de laranja diluído 50%

70

15g

Suco de maracujá

24

5g

Suco de caju

11

3g

Suco de morango

43

9g

Chá gelado com limão feito em casa

3

1g

Chá Nestea

83

20

Chá Nestea light

0

0

View Comments

  • No Diabetes não temos alimentos permitidos ou proibidos… temos a possibilidade de fazer escolhas! EXCELENTE FRASE!!!! Obrigada pelas dicas.

  • Tenho 46 anos e descobri a pouco tempo que tenho diabetes tipo II. Passei a ler muito a respeito mas ainda tenho muitas dúvidas sobre quais frutas posso consumir!!

  • Monique Neis, eu te agradeço pela tabela de calorias e carboidratos,pois faço muito uso de sucos com esse calor , obrigado e DEUS continue te iluminando com a Monica Lenzi nossos caminhos obrigado

    • Vinicius,

      Existem manuais de contagem de carboidrato disponíveis gratuitamente na web. O ideal é procurar uma nutricionista especializada em diabetes e que trabalhe com a Contagem de CHO.

  • Boa tarde Monique Neis,

    Um soco de fruta gelado nesse verão é tudo de bom...Concorda ? Me corrija por favor se estiver errado. Entretanto, determinadas frutas, esquecendo um pouco a frutose e atentando ao grau de acidez da fruta, podemos equilibrar a alcalinidade tão necessária para o pâncreas. Caso contrário, ao consumirmos sucos de frutas acidas, vamos intensificar o trabalho do pâncreas em fazer a alcalinização. Quando se oferece ao pâncreas alcalinidade alimentar, automaticamente se inibe a ação contrária que durante o tempo, assim como a ação dos carboidratos em açúcares, vão levar a pessoa ao Pré-Diabetes e posteriormente ao Diabetes. Assim como outras pré-disposições..

    • Marco o suco pancreático tem a função de neutralizar a acidez que vem do estômago.. nenhuma fruta consegue ser mais ácida que o próprio ácido clorídrico que faz a digestão das proteínas. Não há relação entre a acidez das frutas e o Diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o uso de frutas ácidas principalmente pela presença de ácido ascorbico (vitamina C) fundamental para garantir a integridade do sistema imune.

  • Por favor eu gostaria muito que você me enviasse um número maior de opções de frutas com suas respectivas calorias. Desde já agradeço pela atenção e pelo carinho. Obrigado. Bjs

  • Agradeço imensamente essa iniciativa. Sou apaixonado por sucos e não conhecia esta tabela, apesar de sempre estar praticando a compensação! Poxa, que bom receber essas informações sobre um assunto tão delicado. Muito obrigado mesmo! E não fiquem só por aqui; espero mais ajuda e informações! Paz e saúde a todos!

  • Tenho 68 anos e fui diagnosticada á mais ou menos 1 ano. Junto com o pânico, veio o vácuo da informação pela metade. O QUE E O QUANTO COMER?? O médico dá a notícia e te deixa no escuro; o que sei é que aos diabéticos é vetada a ingestão de carboidratos.
    Gostaria de mais informações,se for possível e, desde já agradeço!!

  • Ola boa noite! Gostei muito das suas explicações e tabelas sobre sucos... me ajudou muito..mas gostaria de uma explicação sobre a minha diabetes: minha glicose sobe para 110 a 140 e passo muito mal.. quase não enxergo , mas ela não passa disso .. estou tomando glifage, mas não todos os dias devido ela não ser tão alta não posso tomar todos os dias senão caio na hipoglicemia...os medicos não conseguem me explicar o porque passo mal quando ela sobe..tenho enjoos, náuseas e quase não enxergo...tenho um amigo que tem diabetes altíssima chega a 400 e não sente nada... pode me esclarecer essa dúvida???

    • Maria nesses valores realmente nunca ouvi um relato como o seu.. Geralmente a visão turva começa com valores mais altos. Esses médicos que você perguntou são endocrinologistas?

  • Minha filha tem 15 anos e começou a diabetes em abril/2013, glicada da entre 10,5 e 9,8, não sei o que fazer e quando tem festa mesmo durante o dia não sei o que fazer.

    • Olá Isabel, realmente esta fase não é fácil. Ontem nós abrimos as inscrições para um curso de Diabetes, com conhecimentos corretos você poderia compreender melhor a Diabetes e ajudá-la a controlar. Assista os vídeos através do site http://www.diabetesevoce.com.br/.

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais