fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Prisão de Ventre: Vença Comendo, afinal, são 7 alimentos que ajudam o seu intestino a funcionar como um relógio

 03_20_nutricionista

A prisão de ventre ou, de maneira mais popular, intestino preso são definidos pela frenquência a da evacuação, neste caso, quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana.

Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras e secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e frequentemente experimenta sensação de inchaço e intestino cheio.

Sensações como falta de disposição, queda de cabelos, unhas quebradiças, espinhas, gases e mau humor são os principais sintomas da constipação intestinal: Um problema que não gera apenas desconforto momentâneo, mas pode afetar, e muito, a saúde do corpo.

Os efeitos negativos do intestino preso ocorrem por conta da incapacidade do organismo de absorver os nutrientes que são necessários para as demais funções de outros órgãos e de eliminar o que não serve mais.

No ponto de vista nutricional, somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino.

Lembre-se: O consumo ideal de fibras sem a ingestão recomendada de água não produz o efeito desejado.

Existem alimentos, com denominação de laxativos, são aqueles ricos em fibras alimentares e que soltam o intestino, nesse caso, esses alimentos devem ser adicionados à dieta do paciente constipado. Existe outra classe de alimentos denominados constipantes são aqueles que favorecem a retenção das fezes e deve ser usado somente no caso de diarreias, sendo evitado por pessoas que apresentam constipação intestinal.

Então, para reorganizar os ponteiros do seu relógio do intestino e evitar sofrimentos na hora de ir ao banheiro, seguem abaixo 7 alimentos laxativos que irão te ajudar nessa guerra:

1- Mamão

Rico em fibras, sais minerais e água. Além de dar aquela força para a saúde do intestino, o mamão tem propriedades calmantes e atua como ótimo amigo daqueles que têm um estômago sensível.

Dica: O mamão é uma fruta leve, sendo ótima para ingerir, diariamente, no café da manhã. Pode ainda estar associado o outras fontes de fibras como aveia, linhaça e granola.

Mamão Papaia: ½ unidade pequena – 160g – 62 Kcal – 16 gramas de Carboidrato

2- Ameixa Preta Seca

A ameixa seca tem efeito laxativo natural e, por conter um alto teor de fibras insolúveis, é capaz de absorver mais água do organismo e acelerar o trânsito intestinal.

Dica: A recomendação de consumo para quem sofre de prisão de ventre é de 4 unidades por dia. É podem ser consumidas na hora dos lanches ou numa vitamina na hora da ceia. Após o almoço são recomendadas por diminuir o paladar para doces;

Atenção: Lembrando que a fruta seca perdeu sua água, então, é ainda mais importante o consumo regular de água durante o dia. Por ter sido desidratada, sua quantidade de açúcar ficou mais concentrada, portanto paciente com Diabetes, devem tomar cuidado com o exagero.

Ameixa seca: 1 unidade média – 5g – 12 Kcal – 3 gramas de Carboidrato

3- Linhaça

Tornou-se um alimento indispensável no cardápio de quem deseja perder peso, principalmente porque auxilia no funcionamento do intestino. Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal e aumentando o trânsito intestinal.

Dica: A linhaça ajuda a combater a prisão de ventre e diminui o risco de hemorroidas e diverticulites, que é a inflamação da parede do intestino.

Sugestão: Consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia.

Farinha deLinhaça: 1 colher de sopa – 13g –  68Kcal – 3 gramas de Carboidrato

4- Iogurte

O iogurte serve como agente de manutenção da saúde da flora intestinal. O produto é eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas ao intestino, mantendo seus ritmos e funções em ordem.

Dica: Por ser prático pode ser consumido nos intervalos das refeições como um lanche rápido e saudável.

Sugestão: Para potencializar o efeito do iogurte, adicione uma colher de semente de linhaça.

Iogurte Natural Integral – 1 copo de 200 ml – 102 Kcal – 4 gramas de Carboidrato

Iogurte Natural Desnatado – 1 copo de 200 ml – 82 Kcal – 12 gramas de Carboidrato

5- Aveia

É rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, mas seu maior destaque é o ter alto teor de um tipo de fibra solúvel, que em contato com a água, transforma-se em uma goma capaz de facilitar o trânsito intestinal e impedir absorção de gorduras pelo organismo.

Dica: A atuação da aveia também é ótima para quem tem problemas de colesterol e glicose elevada, exatamente, por reduzir a absorção dos mesmos.

Sugestão: Pode ser consumida junto com frutas, iogurte e leite, na forma de vitamina ou salada de frutas. Há quem preferira na salada de hortaliças ou musturada no feijão.

Farelo de Aveia: 1 colher de sopa – 9g –  28 Kcal – 4 gramas de Carboidrato

6- Soja

Um dos alimentos funcionais mais consumidos pelos brasileiros, por causa dos seus benefícios mais do que comprovados à saúde. A Soja é rica em proteínas, vitaminas e minerais, sendo determinante no combate da prisão de ventre por ser fonte de glutamina, um aminoácido reparador do tecido epitelial do intestinal.

Dica: Esta leguminosa também reduz o nível de glicose no sangue se transformando num aliado para quem tem Diabetes.

Sugestão: Substitua pelo feijão na hora do almoço ou do jantar, preferencialmente, três vezes na semana.

Soja – 1 colher de sopa – 20g – 35 Kcal – 2 gramas de Carboidratos

7- Abóbora Moranga

Além de ser um bom alimento para diminuir a vontade por doces, devido sabor levemente adocicado, a abóbora pode ser uma aliada na hora de colocar o intestino para funcionar, pois tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro, têm o poder de aumentar o trânsito intestinal, sendo facilitadores da evacuação. Auxilia também na perda de peso por aumentar o tempo de saciedade.

Lembre-se: A ingestão de água é determinante no processo de reabilitação do intestino, pois o líquido une-se ao bolo fecal e é eliminado com mais facilidade.

Sugestão: Ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana.

Abóbora Moranga cozida: 1 colher de sopa – 16g – 3Kcal – 1  grama de Carboidrato

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"