Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários a sua manutenção.
Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim, por todo organismo.
O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes. Nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, mesmo por que, nenhum grupo sozinho contém todos os nutrientes.
É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo e dependa da individualidade de cada um.
Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presente naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos à saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.
• Recomendação:
o Água: 2 Litros/dia
o Atividade Física:Pelo Menos 30 minutos/dia
o Frutas: 3 a 5 porções/dia
o Hortaliças, Verduras e Legumes: mínimo de 6 porções/dia
o Carboidratos: pães, arroz, massas, cereais, raízes e tubérculos: 5 a 9 porções/dia – Preferência aos Integrais
o Laticínios: 2 porções/dia
Recomendação de cálcio 1500mg/dia
o Carnes (variadas) e Ovos: 2 porções/dia
o Leguminosa: 1 porção/dia
o Oleaginosas e Azeite: 2 porções/dia
o Fibras: 20 a 30g/dia
Aveia: 1 porção/dia – 2 colheres de sopa
o Açúcar e Gorduras: 1 porção/dia (cada) – EVITAR!
Adoçante Stévia ou Sucralose
o Sal: sem adição de porção extra – EVITAR!
Afinal, o que é uma Porção?
O texto de amanhã será uma continuação deste e abordará as porções de cada grupo alimentar… Não Perca!
Parabéns pelo texto. Assino o blog e leio diariamente. Uma dica: a imagem da pirâmide está pequena, sem possibilidade de leitura, poderia haver uma imagem maior (quando clicado na imagem).
Sandro,
Obrigada pelo elogio! Vou verificar com nosso suporte se há a possibilidade de ampliarmos a foto.
Gente, muito obrigada pelas dicas, minha filha de 7 anos tem diabetes e como faz apenas 2 meses que descobri confesso que estou engatinhando no assunto… bjss
Alessandra,
Conte sempre conosco para tirar as suas dúvidas.