A atividade física na gravidez sempre foi questionada e nunca indicada para as gestantes antes do século 20 pois não existiam estudos clínicos e epidemiológicos até 1985 e que pudessem mostrar que não haviam riscos de lesões e efeitos adversos ao feto e à saúde da gestante. A gravidez é um período de grandes mudanças emocionais, hormonais e físicas, principalmente postural e que deve ser cuidada por um fisioterapeuta especializado.
O método Pilates ajuda muito na gestação pois neste momento, a mulher produz um aumento de um hormônio chamado relaxina e que promove um maior alongamento e frouxidão das articulações, preparando a pelve para o parto, sendo assim, todas as articulações ficam com a estabilidade diminuída devido a presença desse hormônio. O Pilates vem sendo a atividade mais completa durante a gestação pois além de exercitar a capacidade física , traz tranquilidade, bem estar e qualidade de vida , oferecendo melhor saúde para o bebê e gestante, e diminuindo também a ansiedade.
Os benefícios do Pilates na gravidez são:
– Aumento do tônus da musculatura do Assoalho Pélvico e abdomen (músculos que sustentam os órgãos , principalmente o útero e o feto) e do abdome que distende-se ao longo da gravidez.
– Diminuição da dor lombar.
– Diminuição de edemas em pernas, pés e braços.
– Melhora do retorno Venoso (sanguíneo), prevenindo cãimbras.
– Melhora da Postura.
– O trabalho de respiração ajuda a aliviar o stress e ajuda a manter a concentração durante o parto .
– Fortalecimento do assoalho pélvico e principalmente na hora do parto e ajudando também a recuperação e cicatrização.
As praticantes já do Pilates podem continuar a praticar já nos primeiros meses de gravidez . As iniciantes do método devem começar a partir do 4º mês de gestação, sendo nos dois casos citados acima, desde que com autorização e consentimento do seu médico responsável. Após o parto , geralmente, as mulheres podem retornar à prática a partir da 6ª semana , trazendo um melhor fortalecimento ao seu abdome e voltando rapidamente à forma anterior a gravidez . Caso a mamãe não tenha com quem deixar o filho, muitos Studios também executam aulas com o filho próximo a mãe e no colo ,proporcionando um momento único entre os dois.