O título acima, de maneira simplificada, resume o estudo apresentado na 120ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Pesquisadores, da Universidade Brown, se basearam nos dados de 3000 inscritos no Programa Nacional de Prevenção de Diabetes para a realização do mesmo.
O estudo incentivou pacientes portadores da doença a mudarem hábitos alimentares e estilo de vida, com o objetivo de atenuar os sintomas da Diabetes e da Obesidade.
Durante a pesquisa, foi registrado que os indivíduos que perderam, em média, 6,5 Kg apresentaram um risco 58% menor de desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2, em relação, aos participantes que mantiveram o peso. Notou-se, também, que esse benefício permaneceu o mesmo ao longo dos dez anos seguintes do emagrecimento e não se alterou nem mesmo quando o indivíduo recuperou o peso que havia perdido na época.
Dentre os efeitos positivos podemos citar a redução do risco de Diabetes Mellitus tipo 2 e de Hipertensão Arterial, além da melhora no sintomas da apneia, consequentemente, da qualidade do sono e vida.
A conclusão da pesquisa mostra os efeitos positivos da perda de peso, em pré-obesos e obesos, e seus benéficos à saúde. Mesmo que o emagrecimento não seja significativo, os seus benefícios podem durar até dez anos, mesmo que mais tarde os indivíduos venham a recuperar o peso.
Falta de consciência: Pesquisa feita na Universidade de Washington, Estados Unidos, apontou para um problema que atinge a maioria das pessoas com excesso de peso e que pode estar associado ao aumento das taxas de obesidade ao redor do mundo. De acordo com o estudo, a maioria das pessoas NÃO tem consciência da quantidade de peso que ganha ou perde. Pesquisa revela que grande parte dos entrevistados que havia engordado em um período de um ano relatou acreditar ter emagrecido. É possível?
A autoconsciência do peso corporal é essencial para a redução da obesidade a longo prazo.
Olá, parabéns pelo conteúdo! Achei muito bom e bem explicado
Oi Camila,
Muito obriada, que bom que gostou!
Abraços,
Camila Faria