Categories: Notícias e Análises

Obesidade pode ser uma ameaça ainda maior do que o fumo para a nossa saúde

Share

Pesquisadores da Universidade de Columbia e do Citty College, de Nova York, observaram que, embora o tabagismo seja o fator que mais leve à morte, a obesidade é o fator que mais afeta a qualidade de vida das pessoas. A informação foi replicada pela Associação Brasileira de Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

A obesidade leva a problemas de saúde que atrapalham a qualidade de vida e reduzem a longevidade. Anda de mãos dadas com o diabetes tipo 2, além de estar associada ao aumento de risco cardíaco, hipertensão arterial, alta de lipídios no organismo.

Parar de fumar é um ótimo começo para melhorar a qualidade de vida e a aumentar a longevidade, mas perder peso está se tornando tão crucial quanto, dizem os pesquisadores. Os autores esperam “que possamos fazer a curva de aprendizagem um pouco mais rápido sobre os riscos da obesidade à saúde (em comparação ao tabagismo) – antes que o problema esteja fora de controle”.

Related Post

O estudo publicado no Journal of Preventive Medicine torna-se relevante considerando que o tabagismo caiu 18,5% nos último 15 anos, enquanto a obesidade cresceu 85% nos EUA.
Nos EUA, 40% da população está acima do peso. Cada vez mais, nos deparamos com crianças e adolescentes obesos, o que fez com que a American Academy of Pediatrics, esta semana, publicasse uma atualização para abordagem do diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes.

Outro estudo publicado esta semana na revista Diabetes Care, mostra que assistir televisão e falta de atividade física aos 16 anos aumentam risco de síndrome metabólica por volta dos 40 anos. A síndrome metabólica é distúrbio do metabolismo – uma combinação de obesidade abdominal, lipídios sanguíneos elevados, hipertensão arterial e intolerância à glicose – que prevê um aumento significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Os autores sugerem que verifiquemos como podemos reduzir o sedentarismo entre crianças e adolescentes a fim de garantir mais saúde e qualidade de vida na idade adulta.

No caso do tabagismo, campanhas e ações agressivas contra o fumo por parte do poder público e da sociedade civil organizada ,em todo o mundo, resultaram na redução do índice de fumantes. Em relação à obesidade, espera-se o mesmo.

 

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais