fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Obesidade pode ser uma ameaça ainda maior do que o fumo para a nossa saúde

Pesquisadores da Universidade de Columbia e do Citty College, de Nova York, observaram que, embora o tabagismo seja o fator que mais leve à morte, a obesidade é o fator que mais afeta a qualidade de vida das pessoas. A informação foi replicada pela Associação Brasileira de Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

A obesidade leva a problemas de saúde que atrapalham a qualidade de vida e reduzem a longevidade. Anda de mãos dadas com o diabetes tipo 2, além de estar associada ao aumento de risco cardíaco, hipertensão arterial, alta de lipídios no organismo.

02_10_qualidadedevida

Parar de fumar é um ótimo começo para melhorar a qualidade de vida e a aumentar a longevidade, mas perder peso está se tornando tão crucial quanto, dizem os pesquisadores. Os autores esperam “que possamos fazer a curva de aprendizagem um pouco mais rápido sobre os riscos da obesidade à saúde (em comparação ao tabagismo) – antes que o problema esteja fora de controle”.

O estudo publicado no Journal of Preventive Medicine torna-se relevante considerando que o tabagismo caiu 18,5% nos último 15 anos, enquanto a obesidade cresceu 85% nos EUA.
Nos EUA, 40% da população está acima do peso. Cada vez mais, nos deparamos com crianças e adolescentes obesos, o que fez com que a American Academy of Pediatrics, esta semana, publicasse uma atualização para abordagem do diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes.

Outro estudo publicado esta semana na revista Diabetes Care, mostra que assistir televisão e falta de atividade física aos 16 anos aumentam risco de síndrome metabólica por volta dos 40 anos. A síndrome metabólica é distúrbio do metabolismo – uma combinação de obesidade abdominal, lipídios sanguíneos elevados, hipertensão arterial e intolerância à glicose – que prevê um aumento significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Os autores sugerem que verifiquemos como podemos reduzir o sedentarismo entre crianças e adolescentes a fim de garantir mais saúde e qualidade de vida na idade adulta.

No caso do tabagismo, campanhas e ações agressivas contra o fumo por parte do poder público e da sociedade civil organizada ,em todo o mundo, resultaram na redução do índice de fumantes. Em relação à obesidade, espera-se o mesmo.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"