O sódio é um nutriente responsável por diversas funções, como manter o equilíbrio dos líquidos do nosso corpo. O problema do sódio é que o consumo em excesso leva ao acúmulo de líquidos no corpo e aumenta a pressão arterial.
O sal de cozinha é um composto de cloro e sódio, chamado de cloreto de sódio. Em torno de 60% da formulação é de cloreto e 40% de sódio. Em 1g de sal encontramos 380g de sódio.
A quantidade máxima de sódio recomendada por dia pelo Ministério da Saúde é de 2g (ou seja, 2000mg) e de sal é de 5g (1 colher de chá rasa de sal). O levantamento de dados realizado pelos órgãos da saúde, demostra que o consumo dos brasileiros está além desses valores recomendados.
O sódio está presente na maioria dos alimentos, seja em natura ou processados, sendo muito utilizado na indústria como conservante, para aumentar o tempo de prateleira dos produtos ou como edulcorantes, que dão sabor aos alimentos. É aí que mora o perigo! Além do sódio, esses alimentos prontos e processados apresentam, em geral, maior quantidade de calorias e gorduras, como é o caso dos salgadinhos, caldos de sopa prontos, congelados prontos, embutidos e refrigerantes.
Os alimentos mais consumidos, onde encontramos grandes quantidades de sódio são: salsicha, presunto, temperos prontos para temperar as receitas (caldos em pó), macarrão instantâneo, salgadinhos, bolacha recheada, hambúrguer, batata palha, entre outros.
Você já olhou os rótulos dos alimentos?
Mostrar a quantidade de sódio nos alimentos obrigatória por lei! É muito importante olhar a descrição de sódio dos produtos para ver o quanto você pode consumir ainda de sal no seu dia.
No rótulo você irá encontrar uma coluna com o VD – valor diário, que vai estar em percentual. Ele é calculado para uma dieta de 2000 kcal. Repare na figura o VD do sódio:
Entende-se que: em ½ tablete deste caldo em pó você estará consumindo pouca caloria (15kcal) porém 41% das necessidade de sódio, se a sua dieta for de 2000kcal.
Devido á esses altos teores de sódio nos alimentos, em 2011 o Ministério da Saúde assinou uma termo de compromisso com associações de indústrias alimentícias para a reestabelecer a quantidade de sódio nos alimentos, para redução do mesmo. O macarrão instantâneo, pão de forma, bisnaguinhas, pão francês, bolos prontos sem recheio, bolos prontos recheados, rocambole, salgadinho de milho, batatas fritas, batatas palhas, maionese, biscoito doce, biscoito salgado e biscoito doce recheado.
Você sabia?
As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar á uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume à uma dieta mais saudável e pobre em sódio.
Alimentos com alto teor de sódio
Abaixo você vai conhecer os campeões em sódio. Os valores são estimados visto que encontramos várias marcas no mercado.
Vale ressaltar que a informação nutricional dos rótulos dos alimentos é baseada em uma porção que muitas vezes não é o que costuma-se ingerir. Fique de olho nos rótulos e lembre-se: quanto mais natural melhor!