Usar um aparelho medidor de glicose para monitorar o açúcar no sangue é uma parte da vida diária de milhões de pessoas em todo o mundo. Medidores de glicose geralmente são pequenos dispositivos alimentados por bateria, o que torna conveniente para as pessoas verificarem os seus níveis de glicose em qualquer lugar. Para a maioria, o trabalho resume-se em “ler” uma gota de sangue que o usuário tenha colocado em uma tira de teste descartável.
Para iniciar o teste, o usuário deve colocar a tira de teste no local apropriado do medidor, picar a ponta do dedo e, em seguida, coloque uma gota de sangue na tira. Antes de picar a pele, o usuário deve limpar o local de teste selecionado para garantir que ele estará livre de resíduos de açúcar. Se o local não é limpo, as leituras podem não ser precisas.
Em um curto espaço de tempo, o medidor irá mostrar um resultado em sua janela de exibição digital. Os usuários devem gravar seus resultados de teste e conversar com seu prestador de cuidados de saúde para ajudar no gerenciamento global da doença. Os utilizadores podem também testar materiais de controle para garantir que o medidor e tiras de teste estão a funcionando corretamente.
O FDA analisa todos os medidores de glicose e tiras de teste antes de poderem ser comercializados para o público. A agência também exige que os fabricantes demonstrem que o seu sistema de teste fornece precisão e consistência de resultados aceitáveis.
Recentemente, temos visto o surgimento de medidores avançados de glicose, que incluem recursos como download que permitem a transferência de resultados de teste para um computador em casa. Alguns medidores podem agora não só testar o sangue colhido na ponta dos dedos, como também de “locais alternativos”, como o antebraço e mão.
Dicas para uma utilização correta
Leia atentamente as instruções. Medidores de glicose e tiras de teste devem vir com instruções de uso. O seu manual de usuário também deve incluir um número de telefone 0800 que você pode usar para entrar em contato com o fabricante. Quantas vezes você deverá usar o seu medidor de glicose, equais resultados que você deve esperar, deve basear-se nas recomendações do seu médico.
Use as tiras de teste que são recomendadas para o seu medidor de glicose. É importante usar apenas as tiras de teste que são especificadas para o seu medidor de glicose. Caso contrário, o dispositivo pode deixar de dar resultados ou pode gerar resultados imprecisos.
Saiba que as leituras tiradas em “locais alternativos” podem não ser sempre tão precisas quanto as leituras realizadas à partir dos dedos. Estas leituras podem ser diferentes nos momentos em que os níveis de glicose estão mudando rapidamente. Isso é comum após uma refeição, depois de tomar insulina, durante o exercício, ou quando você está doente ou sob estresse.
Use o sangue de um dedo em vez de um local alternativo se você achar que sua glicose no sangue está baixa quando você normalmente não tem sintomas de que a glicemia está baixa, ou se os resultados do local alternativo não correspondem a aquilo que você está sentindo.
Conheça os fatores que afetam a precisão do medidor. Estes podem incluir:
- teste realizado na pele impura
- armazenamento inadequado das tiras de teste
- a quantidade de glóbulos vermelhos (hematócrito) no sangue
- outras substâncias presentes no sangue, tais como o ácido úrico, a glutationa, a vitamina C e
- altitude, temperatura e umidade
- a utilização de tiras de teste desenvolvidas como uma opção menos dispendiosa do que as tiras destinadas a um determinado medidor (tira genérica)
- tiras de teste que não conseguem distinguir entre a glicose e outros açúcares. (Consulte “Segurança das Tiras de Teste: Precauções Vitais”, abaixo)
Execute as verificações de controle de qualidade com soluções de controle de teste para garantir que as tiras de teste e medidor estejam funcionando corretamente juntos. Alguns medidores podem também proporcionar tiras de teste eletrônicas que induzem um sinal para indicar se o medidor (e somente o medidor) está funcionando corretamente. Além disso, execute verificações de controle de qualidade com soluções de controle regularmente para garantir que o medidor esteja funcionando corretamente.
Pergunte ao seu prestador de cuidados de saúde para assistir você testar em si mesmo. Ele ou ela pode dizer se você está usando o medidor corretamente.
Saiba quando e como limpar seu medidor. Alguns medidores precisam de limpeza regular. Outros não precisam de limpeza regular, mas contêm alertas eletrônicos que indicam quando você deve limpá-los. Você deve seguir as instruções dadas no manual sobre como limpar o aparelho. Somente o fabricante pode limpar alguns dos medidores.
Entenda o que significa visor do medidor. A faixa de valores de glicose pode ser diferente entre os medidores.Tenha certeza que você sabe como valores altos e baixos de glicose são exibidos em seu medidor. Às vezes, eles são apresentados como “LO” ou “HI” quando o nível de glicose está aquém ou além do alcance do que o medidor pode medir.
Relate problemas para o fabricante e, no Brasil, para a ANVISA. Se você suspeitar que a morte ou lesão grave foi relacionado com as leituras de glicose falsas, siga o procedimento de notificação obrigatória estabelecida pelo seu hospital ou usuário. Relate eventos adversos não relacionados com ferimentos graves para o fabricante do dispositivo.
Tira de teste de segurança: Precauções Vitais
Alguns medidores de glicose usam um tipo de tira de teste que não consegue distinguir entre a glicose e outros açúcares.
Certos tratamentos para doenças ou condições (diálise peritoneal, por exemplo), podem conter um dos outros açúcares, e conduzir um medidor de glucose de modo a refletir tanto a glicose sanguínea atual quanto o outro açúcar que recebeu. Leituras falsamente elevadas em tais casos pode levar a um tratamento de insulina em excesso, o que pode resultar em choque hipoglicêmico e à morte.
Os consumidores podem dizer-se uma tira de teste é do tipo que não podem distinguir entre a glicose e outros açúcares, verificando a bula do produto para reagentes identificados como GDH, PQQ ou GDO.
Se você usar medidores e tiras que não pode distinguir entre os açúcares, tome estas precauções adicionais:
- Na admissão para e periodicamente durante a permanência no hospital, verifique se você está recebendo medicamentos que contêm outros açúcares. Se assim for, pergunte ao profissional de saúde que o atende sobre monitoramento de glicose utilizando apenas métodos de laboratório do hospital.
- Pergunte se o seu hospital verifica periodicamente as leituras de glicose no sangue com resultados laboratoriais. Isso pode detectar erros nas leituras do medidor de glicose com antecedência suficiente para evitar danos. Isto é especialmente importante se você estiver admitido quando inconsciente ou incapaz de se comunicar, uma vez que pode ser difícil determinar os sintomas de hipoglicemia ou a história de medicação.
- Pergunte ao seu profissional de saúde se o seu pessoal e os funcionários do hospital local são informados sobre este problema potencialmente fatal, e se considerarem as garantias, tais como alertas de interação medicamentosa nos sistemas informáticos, ordem de entrada, perfis de pacientes, e gráficos.
Este artigo aparece na página de atualização do Consumidor do FDA , que apresenta a mais recente informação sobre todos os produtos regulamentados pela FDA.
NOTA: FDA (Food and Drug Administration) está lembrando às pessoas com diabetes a usar apenas as tiras de teste que são recomendadas para uso com o seu medidor de glicose. O FDA está ciente de casos em que foram obtidos resultados incorretos quando as marcas e modelos de medidores e tiras de teste não foram usados na combinação adequada.