fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

O que preciso saber sobre o Coronavírus?

O Coronavírus está sendo muito comentado nos dias de hoje, devido à epidemia detectada na China, onde cidades inteiras estão isoladas para que o vírus não se espalhe pelo país e pelo mundo. Países como Japão, Austrália e França já confirmaram casos de pessoas contaminadas.

Estou escrevendo este artigo para esclarecer melhor sobre o que é o Coronavírus, como ele se espalha, quais são os sinais e sintomas de quem está contaminado e que cuidados devemos ter com relação a ele.

Quer entender mais sobre Gripe e Diabetes? Clique aqui.

O que é o Coronavírus?

Os coronavírus são tipos de vírus que geralmente afetam o trato respiratório de mamíferos, incluindo seres humanos. Eles estão associados ao resfriado comum, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

O coronavírus foi isolado pela primeira vez em 1937, a partir de um vírus de bronquite infecciosa em aves que tem a capacidade de devastar seriamente os estoques desses animais. Esses vírus são responsáveis ​​por entre 15 e 30% dos resfriados comuns.

Nos últimos 70 anos, os cientistas descobriram que o coronavírus pode infectar outros mamíferos tais como: ratos, ratos, cães, gatos, cavalos, porcos e gado, além de aves, como perus. (Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/)

Os coronavírus humanos (HCoV) foram identificados pela primeira vez na década de 1960 nos narizes de pacientes com resfriado comum. Dois coronavírus humanos são responsáveis ​​por uma grande proporção de resfriados comuns incluindo os tipos 229E, NL63, OC43 e HKU1OC43.

Quais os principais sintomas de infecção com Coronavírus Humano?

Veja o que fala o CDC – Centers for Disease Control and Prevention – agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sobre o Coronavírus:

“Os coronavírus humanos comuns, incluindo os tipos 229E, NL63, OC43 e HKU1, geralmente causam doenças leves a moderadas do trato respiratório superior, como o resfriado comum. A maioria das pessoas é infectada com esses vírus em algum momento de suas vidas. Essas doenças geralmente duram apenas um curto período de tempo. Os sintomas podem incluir:

• Coriza
• Dor de cabeça
• Tosse
• Dor de garganta
• Febre
• Um sentimento geral de mal-estar

Às vezes, os coronavírus humanos podem causar doenças do trato respiratório inferior, como pneumonia ou bronquite. Isso é mais comum em pessoas com doença cardiopulmonar, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, bebês e adultos mais velhos.”

Sobre o Novo Coronavírus (nCov)

Segundo o CDC, O novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV) é um vírus (mais especificamente, um coronavírus ) identificado como a causa de um surto de doença respiratória detectado pela primeira vez em Wuhan, China.

No início, muitos dos pacientes do surto em Wuhan, na China, teriam algum vínculo com um grande mercado de frutos do mar e animais, sugerindo a disseminação de animais para pessoas. No entanto, um número crescente de pacientes não teve exposição a mercados de animais, sugerindo a ocorrência de disseminação de pessoa para pessoa.

No momento, não está claro o quão fácil ou sustentável esse vírus está se espalhando entre as pessoas. As atualizações mais recentes do resumo da situação estão disponíveis na página do CDC 2019 Novel Coronavirus, Wuhan, China .

Sintomas

Pacientes com infecção confirmada por 2019-nCoV tiveram doença respiratória leve a grave com sintomas de:

• Febre
• Tosse
• Falta de ar

Atualmente, o CDC acredita que os sintomas de 2019-nCoV podem aparecer em apenas 2 dias ou 14 após a exposição. Isso se baseia no que foi visto anteriormente como o período de incubação dos vírus MERS (Sigla em inglês para Síndrome respiratória do Oriente Médio)

Como se transmite o Coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre pessoas como MERS (Sigla em inglês para Síndrome respiratória do Oriente Médio) e SARS (Sigla em inglês para Síndrome respiratória aguda grave).

Muitos dos pacientes do surto de pneumonia causado pelo 2019-nCov em Wuhan, China, tiveram alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo a disseminação de animais para pessoas. No entanto, um número crescente de pacientes supostamente não teve exposição ao mercado de animais, indicando a ocorrência de disseminação de pessoa para pessoa.

Quando a disseminação de pessoa para pessoa ocorre com MERS e SARS, acredita-se que tenha ocorrido através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à maneira como a influenza e outros patógenos respiratórios se espalham. A disseminação de SARS e MERS entre pessoas geralmente ocorre entre contatos próximos.

É importante observar que a facilidade com que um vírus se espalha de pessoa para pessoa pode variar. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o 2019-nCoV se espalha de pessoa para pessoa. É importante saber isso para entender melhor o risco associado a esse vírus.

Há muito mais para aprender sobre a transmissibilidade, a gravidade e outros recursos associados ao 2019-nCoV e às investigações em andamento. As atualizações mais recentes do resumo da situação estão disponíveis na página do CDC 2019 Novel Coronavirus, Wuhan, China.

Prevenção

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo 2019-nCoV. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto a esse vírus. O CDC sempre recomenda ações preventivas diárias para ajudar a impedir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evite contato próximo com pessoas doentes.
• Fique em casa quando estiver doente.
• Cubra sua tosse ou espirre com um lenço de papel e jogue no lixo.
• Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus. O CDC tem orientações específicas para os viajantes.

Tratamento

Não há tratamento antiviral específico recomendado para a infecção 2019-nCoV. As pessoas infectadas com 2019-nCoV devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas. Para casos graves, o tratamento deve incluir cuidados para apoiar as funções vitais dos órgãos.

As pessoas que pensam que podem ter sido expostas ao 2019-nCoV devem entrar em contato com seu médico imediatamente.

Consulte Orientação provisória para profissionais de saúde para obter informações sobre pacientes sob investigação.

#FICADICA – Consulte seu médico em caso de sintomas diferentes. Lembre-se, aqui falamos de diabetes e quem tem diabetes, pode ter sintomas mais graves em um a situação como está. #Fiquealerta!

Fonte: CDC – Centers for Disease Control and Prevention

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Braço de mulher branca com um sensor de monitoramento continuo de glicose fazendo o scaneamento usando um smartphone, mostrando um resultado de 170miligramas por decilitro de sangue, fundo do card em tons de azul e verde

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de …

Um Comentário

  1. Muito obrigada pelas informações, parabéns pela matéria!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"