Adotada como prato principal de todos os dias a dupla, Feijão com Arroz, é considerada uma grande aliada dos Brasileiros. Na correia do dia a dia eles protegem a alimentação evitando a entrada do “fast food” no cardápio diário.
Além de ser uma delicia a dupla é muito saudável, fonte de fibras, vitaminas, carboidratos e proteínas, protege o coração, os dentes, o nível de glicose sanguínea e, de quebra, auxilia no emagrecimento.
Não existe nenhum alimento que seja capaz de fornecer todos os nutrientes em suas recomendações ideais para suprir as necessidades diárias do nosso organismo. Porém, quando consumidos juntos com outros alimentos, completam-se e tornam-se um superalimento, como o caso do casal, O que falta em um, o outro fornece e, assim, oferecem uma combinação proteica excelente, ou seja, com o casamento dos grãos, o prato típico dos Brasileiros fornece nada menos que antioxidantes, energia, fibras, minerais, vitaminas, ferro e magnésio.
Com a ingestão diária esses benefícios à saúde só tendem a aumentar. Auxiliam na prevenção de doenças, principalmente cardiovasculares, reduz taxas do colesterol LDL, o ruim, e aumenta a do bom colesterol HDL, favorece o sistema nervoso, previne anemia, é bom para gestantes, e colabora para o metabolismo celular, produção de energia e reparação dos tecidos.
Qual a quantidade a se consumir?
Como sabermos a quantidade de cada alimento a ser consumido depende das nossas necessidades energéticas e da individualidade de cada um. Mas, como Recomendação Nutricional, temos a seguinte proporção ideal: 2 partes de arroz para 1 de feijão (2:1), ou seja, 2 colher de arroz para 1 colher de feijão.
E o portador de Diabetes não pode comer arroz com feijão?
Mito: O feijão é uma leguminosa muito rica em fibras solúveis e a dupla faz parte do hábito alimentar de qualquer Brasileiro. O grão de arroz sozinho, principalmente a versão branca polida, pode elevar as taxas de açúcar no sangue. Aí entra o poderoso efeito da dupla. O feijão tem o poder de brecar esse efeito, mantendo a glicemia equilibrada a níveis aceitáveis e prevenindo o Diabetes. A união também equilibra o índice glicêmico da preparação.
Dica: Toda essa ação pode ser fortalecida quando deixamos de usar o arroz branco e substituímos pelo arroz integral.
Apesar de sua tradição no cardápio dos brasileiros, o arroz tem fama de vilão das dietas e é famoso por engordar as silhuetas, deixando de ser conhecido pelos seus benefícios a saúde. Quando se trata de alimentação saudável é o primeiro a sair do prato por se tratar de um carboidrato. Mas a realidade é bem diferente, pois é justamente por ser um carboidrato que ele é importante para o nosso organismo: é fonte de energia, alimenta o cérebro e sacia a fome. E mais, quem ingere ao menos uma porção do grão por dia, diminui o risco de obesidade e hipertensão arterial, fonte de vitaminas A e B e potássio.
O prato arroz com feijão, consumidos com moderação, auxiliam na redução do índice glicêmico do prato como o todo e promove saciedade após a refeição, por serem ricos em fibras e retardar o esvaziamento gástrico, pode colaborar para o emagrecimento. Basta adequar as porções de acordo com a necessidade da refeição.
Dica: Procurar uma Nutricionista torna mais fácil e mais saudável a perda de peso.
E por fim, a saúde bucal é mais um motivo para consumi-los. Além de conter alto teor de cálcio, que fortalecem os dentes, também atua no combate ás cáries. Foram dosadas as quantidades de flúor no arroz e no feijão e notaram que os mesmos preservam excelentes taxas do mineral após o cozimento. E mais, a dupla mantém a concentração de flúor na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.
Adorei a dica! Ainda mais no meu caso que tenho muito problema com hipoglicemias…E sou louca por arroz com feijão!
Bom Dia Talita,
Que bom que gostou do post, obrigada!
Estamos à disposição para qualquer dúvidas e esclarecimentos.
Abraços,
Eu adoro essa dupla que é uma delícia ainda mais nesse friozinho! Bom saber que com moderação podemos aproveitar muito bem refeições assim.
Abraços!