As temperaturas mais baixas pedem cuidados extras, não só para tentar escapar das gripes e resfriados, mas também para manter a pele saudável. Conhecida como o maior órgão do corpo humano, a pele sofre bastante com a chegada do inverno. Eu que moro no Rio Grande do Sul, todo ano sofro com descamações e rachaduras provocadas pelo frio, e tentando conhecer e amenizar esses desconfortos resolvi pesquisar sobre o assunto.
No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (http://www.sbd.org.br/) encontrei algumas dicas e explicações a respeito da importância de cuidar da pele durante todo o ano, não só no verão, com a proteção contra os raios UVA e UVB, mas também no frio do inverno.
Para quem vive em regiões mais frias do país, nessa época do ano a pele fica mais ressecada, perde oleosidade, fica sem brilho, áspera e sensível. Os especialistas alertam no site que banhos muito quentes, mais frequentes nos meses frios, retiram a pouca gordura que se encontra sobre a pele. Essa gordura faz uma proteção natural, protegendo a pele das agressões sofridas com as baixas temperaturas, os ventos e a falta de umidade. É indicado banhos mais curtos e com água morna. Também não é recomendado o uso de esfoliantes (buchas, esponjas ou sabonetes com grânulos).
Outro cuidado importante é manter a pele sempre bem hidratada. Especialmentes as peles mais sensíveis. São de grande importância os hidratantes, pois eles substituem a produção de suor, que nessa estação dimunui bastante. Quanto ao rosto e lábios, dê atenção especial, usando protetores labiais e cremes faciais de acordo com o seu tipo de pele. Nessas áreas são mais comuns as rachaduras e descamações. E claro, não deixe de usar o filtro solar, mesmo no inverno o sol continua causando envelhecimento e manchas na pele.
Muito importante também é o cuidado com os fungos, as conhecidas micoses e frieiras, que surgem em regiões de abafamento e umidade. É recomendado secar bem os pés, principalmente depois do banho.
Uma boa alimentação também é indicada. Ou seja, deve ser variada, incluindo verduras, legumes, frutas, fibras e proteínas. Além de manter-se hidratado, dando preferência para a água. E mesmo lendo essas pequenas dicas, em caso de dúvida, não deixe de consultar um especialista. Afinal, cuidar pele não é só questão de beleza, mas principalmente de bem estar e saúde.
Simone Del Fabbro Vollbrecht