Os hábitos alimentares têm um papel importante nessa questão e podem contribuir tanto de maneira positiva quanto negativa quando se trata do sono.
É interessante, após as 18 horas riscar do cardápio alimentos que contêm cafeína (café, cappuccino, alguns tipos de chá e refrigerante a base de cola), chocolate, frituras, carnes vermelhas e alimentos muito condimentados. Para acabar com a guerra com a cama e ter de volta a sensação de dormir como um bebê.
Vamos mostrar como mudanças de hábitos alimentares têm grande influência na qualidade do sono. Para você que busca sono tranquilo, segue uma lista de 7 alimentos que irão te ajudar nessa missão.
Leite
Aquela velha história que um leitinho morno pode “chamar” o sono, sabe? É totalmente verdadeira, já que o alimento é fonte de triptofano e causa sensação de relaxamento e bem estar do corpo. Além disso, o leite é fonte de vitaminas do complexo B, como o conhecido ácido pantotênico, que ajuda o nosso organismo a reagir contra o estresse, problema responsável por muitas noites mal dormidas.
Maracujá
A fruta tem propriedades sedativas que funcionam como um calmante natural, sendo capazes de aliviar tensões e ansiedade, colaborando positivamente, na hora do sono. É indicado para o tratamento contra o estresse.
Dica: Beber um copo de suco no jantar é uma ótima escolha.
Camomila
A erva, dentre outras, funciona como um potente sonífero, quando usada de maneira correta. Diminui a agitação, induz ao sono e provoca uma sensação de relaxamento cerebral, que, em seguida, provoca a formação de melatonina, que tem como função regular o sono. Para dormir tranquilamente, tome uma xícara de chá morno antes de se deitar.
Mel
Alimento fonte de carboidrato simples, o que facilita a entrada do triptofano no cérebro. Ótimo para relaxar, pois tem efeito revigorante em pessoas cansadas e muito nervosas. Como usar: Utilize 1 colher de sopa rasa e adoce o leito morno, potencializando o efeito.
Atenção: Pessoas com Diabetes só devem utilizá-lo sobre orientação de uma Nutricionista ou Médico.
Noz-Moscada
Rica em Triptofano, como todas as outras especiarias, essa não foge a regra. A Noz-Moscada, em diversos países, já é usada como sonífero natural.
Dica: Misturada ao mel e ao leite tem o poder de estimular as substâncias químicas do cérebro que induzem ao sono.
Semente de Abóbora
Rica em Magnésio, nutriente que favorece o relaxamento muscular e facilita o repouso, portanto, pode ser uma grande aliada para boas bem dormidas. E ainda, auxilia na formação de melatonina, o hormônio um hormônio que também é estimulador do sono. Aposte em uma colher de sopa das sementes todos os dias na hora da ceia.
Batata
Por ser fonte de carboidrato, ajuda no transporte do triptofano ao cérebro. No organismo, se convertem em serotonina, um tipo de neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, grandes contribuintes para melhora do sono. De forma geral, o consumo diário indicado é de uma batata médica, de preferência assada ou cozida.
Atenção: Quem tem Diabetes ou qualquer outra restrição ao consumo de carboidrato deve seguir a recomendação nutricional ou médica.