São eles que nos sustentam e merecem atenção especial. Nós, diabéticos, temos de ter cuidados especiais com os nossos pés para mantê-los sempre saudáveis.
Antes de mais nada, precisamos estar com o controle em dia. Devemos, também, passar periodicamente por uma avaliação dos pés. Toda vez que vou a minha endocrinologista, ela os examina. Além de observar a aparência, ela faz um teste de sensibilidade. Isso porque estamos sujeitos a uma doença que compromete os nervos e, consequentemente, a sensibilidade, a neuropatia diabética.
Mas a avaliação do médico não exclui a necessidade do nosso auto-exame diário. Isso mesmo. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), nos orienta a escolher um local bem iluminado para examinar os nossos pezinhos.
O que o devemos observar? Se há frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou alterações de cor. “Uma dica é usar um espelho para se ter uma visão completa”, sugerem os especialistas da Sbem. Caso haja qualquer alteração, avise imediatamente o seu médico.
A Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad) reuniu 12 dicas fáceis de seguir para manter os pés sempre saudáveis. Veja só:
- Não fazer compressas nos pés, nem com água quente nem fria nem gelada
- Cortar as unhas retas e acertar os cantos com serra de unha
- Não usar sapatos apertados ou de bico fino
- Usar meias sem costura ou com as costuras para fora
- Manter os pés sempre hidratados
- Tratar as calosidades com profissionais de saúde, evitando manicure
- Não remover as cutículas das unhas.
- Nunca andar descalço, mesmo na piscina ou na praia
- Olhar sempre no interior dos sapatos antes de usá-los
- Não usar sandália com tiras entre os dedos
- Olhar sempre para as plantas dos pés e tratar delas logo que ocorra qualquer arranhão ou ferimento
- Enxugar bem entre os dedos
gostaria de receber informações sobra diabetes
Renata,
cadastre seu e-mail em nosso blog desta maneira você receberá semanalmente um e-mail com nosso conteúdo. para receber as ofertas de nossa Drogaria On Line, você deve cadastrar seu e-mail em nosso site: http://www.docevidadiabetes.com.br