MITO! Associação Americana de Diabetes (ADA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovam o consumo das substâncias. Mas, atenção: Lembre-se de respeitar os limites indicados nos rótulos de cada produto.
A pergunta na hora de servir o café não esconde o dilema: Açúcar ou Adoçante? O açúcar virou vilão da alimentação saudável e os adoçantes não estão imunes aos julgamentos. Existem indícios que os adoçantes artificiais possam causar retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e risco de provocarem câncer, mas os estudos científicos não são suficientes para confirmar o receio. Para indivíduos saudáveis e com consumo moderado, os adoçantes não trazem riscos à saúde.
Desde que os primeiros adoçantes foram lançados no mercado, surgiram também às dúvidas sobre seus riscos para a saúde humana. As discussões da mídia alarmam sobre os perigosos efeitos colaterais dessas substâncias, mas a verdade é que ainda não há comprovação suficiente de que os adoçantes provocam tumores em seres humanos.
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) divulgou um parecer alegando que não havia evidências que sustentam uma associação entre o aspartame e o câncer. No Brasil, tanto a sacarina como o ciclamato e o aspartame são aprovados pela ANVISA. A FDA, agência americana que controla alimentos e remédios no país também põe um ponto final na polêmica e garante: O adoçante artificial é seguro para a saúde.
Quadro da Ingestão Diário Adequada(IDA) dos tipos de adoçantes aprovandos pela ANVISA
gostaria de saber sobre o açúcar light
Ana Carolina,
O açúcar light é uma mistura de adoçantes com sacarose (açúcar de cana), tendo seu consumo proibido para os portadores de diabetes.