Primeiramente é necessário manter a calma. O diabetes é uma doença séria e precisa de muitos cuidados, pois pode levar a consequências fatais se mal controlada. Crianças bem controladas, com o tratamento adequado, podem chegar aos 50 anos de idade sem nenhuma complicação. Por isso é fundamental a orientação adequada dos pais que serão os que mais influenciarão na saúde do filho criança e, posteriormente, na saúde do filho adulto.
Muitos casais se sentem revoltados, amaldiçoados ou até culpados pela doença do filho. Esses sentimentos, além de serem irracionais, pois os pais nada podem fazer para evitar a doença, acabam piorando o tratamento, porque tendem a ter atitudes mais permissivas. Evitam aplicar insulina e liberam alimentos inadequados acreditando que estão fazendo seus filhos sofrerem menos, mas não imaginam a armadilha em que estão caindo. Todos os familiares precisam se adaptar a condição do diabético e a rotina familiar precisa ser bem estabelecida para evitar flutuações de horários que podem ser prejudiciais.
Texto escrito por
Dr. Walter Minicucci
Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes
Somente quando aceitei que a diabetes em minha filha não era por falta de zelo meu e de meu marido é que me enfiei de cara nas informações e cada dia procuro mais e mais informações que possam melhorar o tratamento dela,o seu cotidiano e o nosso também!Em 8 meses de diagnóstico de DM1 aprendi mais do que em minha vida toda!
http://www.aminhadocemarcela.blogspot.com.br
Natália,
Existem 2 palavras para um controle glicêmico adequado: INFORMAÇÃO e DISCIPLINA
Nós estamos te fornecendo as informações. A disciplina de depende de vários fatores, um deles é a aceitação. Continue se informando e conte conosco sempre.
Um forte abraço!