Você, mulher, já parou para pensar em hormônios “à flor da pele”, necessidade de comer chocolate, perda de memória, fogachos, suores noturnos e perda de libido?
Se sua resposta foi SIM, você deve estar passando pela menopausa.
Menopausa é uma fase que acontece na vida de todas as mulheres, momento em que ela perde a capacidade de reprodução, ou seja, ela perde a capacidade de engravidar.
Normalmente esta fase acontece por volta dos 50 anos, foi por este motivo que resolvi estudar este assunto e conhecer melhor como a menopausa afeta as mulheres com diabetes, pois completei meus 53 anos.
Perdemos nossa capacidade de reprodução porque paramos de ovular todos os meses. Nossos ovários liberam um óvulo todos os meses e quando ele não é fecundado, menstruamos. É assim que acontece com todas as mulheres. Já dizia Rita Lee: “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”.
Quando este ciclo não acontece mais quer dizer que não podemos mais engravidar, pois os ovários, que são responsáveis pela produção e secreção dos hormônios femininos progesterona e estrogênio, não funcionam mais.
Este desequilíbrio hormonal, leva as mulheres a sentirem sintomas tais como: ondas de calor (que normalmente acontecem à noite, levando a dificuldade para dormir) e insônia, mudanças bruscas de humor, ganho de peso e falta de lubrificação vaginal.
Diabetes e menopausa acontecem devido a problemas hormonais. Diabetes está ligada à produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas, que regula a quantidade de glicose no sangue, para entender melhor, clique aqui.
Como foi explicado, anteriormente, a menopausa está ligada à diminuição da produção de progesterona e estrogênio, hormônios femininos. Controlar os níveis de glicose no sangue e os efeitos da menopausa é um duplo desafio.
A menopausa dificulta o controle do diabetes, aumentando os riscos de complicações ao longo do tempo. Mulheres na menopausa e com diabetes têm o risco de osteoporose e de doenças cardíacas aumentado.
Muitas mulheres só têm o diagnóstico do diabetes quando entram na menopausa, pois fazem um check up da saúde. Procurar um endocrinologista é muito interessante, pois esta é a especialidade médica que cuida de problemas hormonais, que é o caso do diabetes e da menopausa. Quer entender o que mais um endocrinologista pode fazer por você? Clique aqui.
Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para um bom controle dos níveis de glicose no sangue. Boas escolhas alimentares e atividade física regular vão te ajudar a controlar o diabetes e os sintomas da menopausa.
Descubra como o Diabetes pode estar Interferindo na Qualidade de sua Vida Sexual e Encontre as Soluções para os seus Problemas.
Responda as perguntas abaixo:
Se você respondeu SIM para alguma destas perguntas, você precisa ler o livro digital: “SEXO e DIABETES – Tudo o que você precisa saber
Para conhecer melhor, clique no botão abaixo:
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments