A busca de uma vacina para a diabetes tipo 1 atingiu um grande revés em 2011, quando surgiram fracos resultados na Fase III de um teste solicitado pela Johnson & Johnson, o que acarretou uma regressão de alguns anos. Outros continuaram a trabalhar neste campo, e agora uma nova injeção de dinheiro renovou o otimismo.
O financiamento provém de uma aliança entre a rede de supermercados Tesco e a Diabetes UK. A Tesco tem o objetivo de arrecadar US $ 15 milhões para Diabetes UK, que está canalizando cerca de metade do financiamento em um projeto de pesquisa de uma vacina contra a diabetes tipo 1. Embora os números pareçam pequenos em termos de desenvolvimento de medicamentos, a Diabetes UK está otimista de que este dinheiro possa re-energizar os esforços para levar uma vacina para o mercado.
O Diretor de Pesquisa Dr. Alasdair Rankin, da Diabetes UK, disse em um comunicado: “Estou muito esperançoso de que com o aumento deste financiamento graças a nossa parceria com a Tesco, nos próximos 20 anos teremos o desenvolvimentos de uma vacina que poderá parar a diabetes tipo 1″. O prazo é grande o suficiente para produzir uma vacina desde os primeiros estágios de desenvolvimento até atingir a meta daqui a no máximo, 20 anos.
Se algum outro candidato existente obtiver sucesso, a vacina poderá estar no mercado antes da meta prevista. Enquanto isso, a J & J recuou em sua participação no desenvolvimento da vacina GAD65, porém vários outros estudos clínicos da droga continuam em andamento. Outros cientistas também estudam uma vacina contra o Bacillus Calmette-Guérin que causa a tuberculose – após pesquisadores encontrarem resultados promissores em dois pacientes no Reino Unido – já em tratamento na Fase Ib.
A Diabetes UK já financiou uma pesquisa que levou o experimento para a Fase Ib e agora tem uma boa quantidade de dinheiro para investir em novos projetos.