Disciplina, para os diabéticos, é a maior garantia de uma vida saudável e tranquila. Os portadores de diabetes devem conhecê-la, aprender sobre seus próprios limites, sua alimentação e medicação. A autogestão da educação em diabetes é muito importante, pode fazer com que o diabético seja responsável por 95% dos cuidados que necessita.
Os profissionais devem estar aptos a ensinar os cuidados diários que seus pacientes devem tomar, melhorar a qualidade da educação em diabetes. É recomendada a prática integrada da educação em diabetes, incluindo nutricionistas, médicos e farmacêuticos. Os maiores problemas nesse quesito estão no fato de haver poucos profissionais especializados e poucos deles estarem disponíveis para sistemas públicos de saúde.
Mais amplamente, a comunidade em geral deve estar ciente das consequências da diabetes e a prevenção da mesma, para uma melhor qualidade de vida. Programas e campanhas populares deveriam ser mais praticadas, para uma conscientização popular da doença. Muitas pessoas têm diabetes mas não sabem, então saber sobre a doença e seus sintomas e procurar um profissional ajuda a prevenir as consequências de uma diabetes mal controlada.
O fato é que tanto a prevenção como o controle da diabetes têm de estar presente na educação das pessoas desde a infância. Com conhecimento e controle da doença, fica mais fácil manter uma qualidade de vida elevada e muita saúde. Os cuidados com a própria saúde é o melhor seguro de vida que podemos ter.