fbpx
quarta-feira , 27 de novembro de 2024
Hipoglicemia

Hipoglicemia: o que você precisa saber

As mãos começam a tremer, o coração a palpitar, o corpo fica mole, a visão turva, você se sente deprimido… às vezes, esses sintomas vêm acompanhados de náuseas e vômito. Esses são alguns sinais de hipoglicemia, os mais clássicos, mas há quem relate outras sensações e até alterações no comportamento.

Hipoglicemia é a queda excessiva e rápida dos níveis de glicose no sangue

A Baixa de glicose pode produzir uma variedade de sintomas e efeitos, mas o principal problema resulta do fornecimento inadequado de glicose para o cérebro, ocasionando alteração de sua função. Ela pode ocorrer tanto em indivíduos saudáveis, quanto em pessoas com diabetes, embora seja uma complicação mais comum em portadores de diabetes mellitus, principalmente do tipo 1, devem ser rapidamente tratadas.

Considera-se hipoglicemia quando os níveis de glicose sanguínea ficam abaixo de 70mg/dl. A aparição dos sintomas em geral é rápida, mas pode, eventualmente, ser assintomática. Tremores, fadiga, tontura, suor frio, irritabilidade, nervosismo, desorientação, confusão mental, apatia, palpitações cardíacas, pele fria e úmida ou desmaios são sintomas comuns de hipoglicemia.

Entenda com é possível ter hipoglicemia sem sintoma?

As causas de hipoglicemia podem ser: excesso de exercício físico, falta ou atraso de uma refeição regular, ingestão baixa de alimentos, jejum prolongado, uso de bebidas alcoólicas e uso incorreto de medicamentos que diminuem a glicemia, seja comprimido ou insulina.

A hipoglicemia pode levar a consequências mais graves como o coma, portanto deve ser rapidamente tratada; já a hipoglicemia prolongada pode gerar uma lesão cerebral irreversível. Porém, ao receber o tratamento adequado, na maior parte dos casos, o indivíduo retoma seus valores normais de glicose no sangue e recupera-se, não havendo sequelas.

Quem tem Diabetes Tipo 2 pode ter hipoglicemia também?

Hipoglicemia: tratamento rápido

Na presença de glicemias inferiores a 60 mg/dl, deve-se por em prática a regra dos 15:15. Ingerir 15 gramas de carboidrato, esperar 15 minutos e medir a glicemia novamente. Se depois do tratamento a glicemia ainda se apresentar baixa, repita o procedimento.

A presença de gorduras em alguns alimentos, como no leite condensado e no chocolate, podem aumentar o tempo de resolução de hipoglicemia.

É muito frequente que após um momento de hipoglicemia ocorra uma hiperglicemia, neste caso é bem provável que você tenha ‘super tratado’ para solucionar a crise de hipoglicemia. A ocorrência frequente deste episódio pode acarretar em ganho de peso.

ATENÇÃO: Durante a crise de hipoglicemia não se preocupe com a forma de tratá-la, a correção não tem que ser gostosa, tem que ser eficiente!

Entenda a diferença entre Hipoglicemia X Hiperglicemia

Como tratar a Hipoglicemia?

Devemos ficar atentos nas crises de hipoglicemia em crianças e idosos. Em crianças, elas devem ser evitadas , pois se for muito severa pode levar a transtornos neurológicos. Nos idosos, elas devem se evitadas para que não ocorra queda que possa originar uma fratura indesejada.

Para evitar um episódio de hipoglicemia:

  • Deve-se manter regular os horários das refeições;
  • Não pular refeições;
  • Evitar jejum prolongado, principalmente antes de uma atividade física;
  • Tentar não variar muito os tipos e as quantidades de alimentos em cada refeição.

Ou seja:

  • Comer de três em três horas;
  • Comer antes das atividades físicas;
  • Seguir o plano alimentar da sua nutricionista;
  • Fazer visitas frequentes ao consultório médico para possíveis ajustes de doses de medicamentos.

Nunca tome uma atitude sem confirmar os sintomas com o resultado do teste de ponta de dedo.

Dica Extra

Clique no Botão Abaixopara conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Se gostou do artigo, compartilhe e deixe o seu comentário. Até breve!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

15 Comentários

  1. Maria da Graça de Paula

    Paciente com diabetes podem utilizar hipercalórico, ciente que muitos utilizam aspartame, os hipercalóricos tem edulcorante sucralose mesmo assim podem ser indicados?

  2. eliane silva santos

    meu irmão teve hipoglicemia a glicose dele chegou menos de 30 ficou na UTí 17 dias agora já saiu da UTí mas continua hospitalizado, os médicos dizem que ficou sequelas, porque ele se movimenta muito pouco, só com as pernas e braços, ainda não fala está com oxigênio na traqueia, mas os médicos dizem que ele não vai falar nem andar,preciso saber se tem algum tratamento ou mesmo cura para isto

  3. Eu não aguento mais, hipoglicemia, quase todos os dias, caio no chão,tenho ausências,e quando volto a mim,depois que me socorrem,com açúcar,mas não lembro de nada, aplico a insulina,pela manhã e a noite(Umolim tipo1,a normal e regular) nem sei se estou aplicando certo,pois só tenho minha mãe,e ela já é idosa,e já esquecida,ela vai no meu quarto,por volta da meia-noite,eu estou fora e mim, e durante o dia acontece também.
    Por favor, me ajudem! alguém costuma ter isso! será alguma lesão cerebral!
    Quais os especialistas que devo procurar! psiquiatra ou neurologista, na rua nem posso mais andar sózinha,já cai várias vezes, tenho 51a, sofro muito,minha amiga que me ajuda,ás vezes,ela diz que parece que estou tendo convulsão. Me deem dicas sobre esse meu problema. Agradeço com muito carinho! que Deus me ampare.

    • Elizabeth,

      Procure seu Endocrinologista para uma avaliação de seu tratamento com insulina. As vezes um ajuste de dose pode ser suficiente para melhorar suas crises.

  4. eu tenho hipoglicemia toda manha
    por que ??

    • Mario Sergio De Marchi

      Ajuste sua dose de insulina e os horários das refeições e injeções. Sua endocrinologista e sua nutricionistas devem te ajudar. É relativamente fácil evitar isso, portanto, tome uma atitude rapidamente. Converse com os profissionais de endocrinologia e nutrição. Pare de sofrer à tôa.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"