Entender e distinguir o significado dessas duas sensações fome e saciedade nos permite aprender a sentir os sinais do nosso corpo, criando um ritmo alimentar de acordo com nossas necessidades reais.
A questão é: Se você não sabe o que é fome, como irá saber se está saciado?
No Hipotálamo, uma região no encéfalo, temos o controle da fome e saciedade. É mais um mecanismo que o nosso organismo tem para manter a saúde, evitando a ingestão desnecessária de altos valores calóricos.
A fome é a sensação fisiológica que ativa o organismo e nos faz procurar e ingerir alimentos para satisfazer as necessidades de nutrientes e calorias.
O oposto da fome é a saciedade, que significa uma sensação de realização na busca e ingestão do alimento, é o sinal de aviso que o organismo recebe para parar de alimentar-se. É a plenitude gástrica.
Outra definição importante e de grande utilidade é a da gula. Representada por um desejo insaciável por comida, além do necessário.
Agora que conhecemos suas diferenças e significados vamos colocá-las em prática.
Reconhecer a fome e diferenciá-la da gula traz um novo horizonte de autoconhecimento. A cada dia vivemos repetidas vezes esse ciclo: A fome vem, após comer, nos sentimos saciados por algumas horas até que a fome reaparece e assim seguimos. Entender as duas sensações nos permite criar uma inteligência corporal que perdemos ao longo da vida.
Reencontrar esse equilibrio de sensações, de certo modo opostas, é muito importante no âmbito da saúde, axilia na prevenção de doenças e no tratamento. O controle alimentar é responsabilidade de cada um, assim como saber agir diante cada sinal.