Nas minhas pesquisas diárias sobre diabetes, chamou-me atenção uma matéria publicada ontem (dia 25 de julho) no site da revista Veja, sob o título “Mulheres com diabetes são mais sexualmente insatisfeitas”. Trata-se de um estudo publicado no periódico científico Obstetrics & Gynecology. Realizado com 2.300 mulheres com idade entre 40 e 80 anos, a pesquisa apontou que uma em cada três mulheres dizia-se moderadamente ou muito insatisfeita com a vida sexual. Entre as não diabéticas, a relação foi de uma a cada quatro. Ou seja, enquanto o índice de mulheres moderadamente ou muito insatisfeitas sexualmente é de 33% entre as mulheres diabéticas, é de 25% entre as não-diabéticas.
Para o coordenador do estudo, Alison Huang, pesquisador da Universidade da Califórnia, São Francisco, o fato de a mulher viver com uma doença crônica, por si só, pode influenciar a vida sexual. Ele diz que é mais comum se falar sobre problemas relacionados à sexualidade em diabéticos do sexo masculino, mas o estudo prova que a síndrome também atinge as mulheres. De qualquer forma, mais estudos devem ser realizados, no caso da mulher, para explicar a relação entre o diabetes e a insatisfação sexual.
Bom, mas, se avaliarmos os números, há uma diferença de apenas 8% entre mulheres diabéticas e não diabéticas que se disseram insatisfeitas sexualmente nessa faixa de idade. E você? O que acha desse estudo?
Um Comentário
Pingback: A Menopausa Masculina é uma realidade? Tem tratamento?