Uma forma conservadora de manter os cuidados na prática de exercícios em diabéticos é a suspensão das atividades em casos de hiperglicemia ou sequer uma glicemia superior a 250 mg/dl.
Isso já é questionável, sabemos que em alguns casos , a atividade deve ser reavaliada ou mesmo impedida, sob o risco de agravar algum problema ou gerar danos indesejados.
Uma situação metabólica de atenção, de reavaliação ou até suspensão da atividade é a hiperglicemia combinada com a CETOACIDOSE.
A hiperglicemia mostra que há pouca insulina circundante e consequente descontrole metabólico. Nesta falta de insulina o organismo não pode fazer uso da glicose, passando a usar gordura como fonte de energia. Para este ajuste metabólico acontece a presença de corpos cetônicos no sangue, um subproduto da utilização da gordura, que pode ser danosa para o diabético. O aumento da taxa de corpos cetônicos no sangue conduz a cetoacidose. Assim, durante os exercícios o organismo continua utilizando como fonte de energia a gordura e outro mecanismo de defesa é o estímulo da produção de glicose pelo fígado. Com isso a elevação da glicemia pode agravar o caso de cetoacidose podendo levar ao coma.
Como detectar uma condição de cetoacidose após a medida de hiperglicemia superior a 250 mg/dl ?
Medida de formação de cetona na urina através de uma fita específica vendida no mercado;
- Tentar observar um hálito e odor muito comum de frutas estragada ou de cetona;
- Respiração rápida e superficial (curta);
- Sede intensa, boca seca e fadiga excessiva;
- Nestes casos deve-se tentar corrigir o mais rápido possível o controle metabólico para voltar a sua rotina diária normal;
Pronto para os exercícios!!!
Em casos de hiperglicemia pontual, com motivo conhecido como atraso na ação do medicamento, atraso no início da atividade, ou até por uma refeição mais reforçada em carboidrato para uma atividade mais longa ou mais intensa onde se sabe que dentro de alguns minutos a glicemia estará normal a atividade programada poderá ser mantida.
Em caso de dúvidas sobre o comportamento da glicemia, a recomendação é de realizar mais testes de glicemia até durante a atividade para avaliar a tendência de normalização.
Anote todo o comportamento da glicemia durante os exercícios, leve ao seu médico e bons treinos!!!
Emerson Bisan