fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Saborosa e nutritiva, saiba como consumir e fazer da água de coco uma grande aliada

03_07_02_nutricionista

 

A Água de Coco é o sumo natural contido no interior do coco, o fruto do coqueiro. É um liquído rico em vitaminas, nutrientes e minerais, possui poucas calorias e é livre de gorduras prejudiciais à saúde.

Possui um alto poder de reidratação, sendo ainda, considerada uma bebida diurética. A água de como é rica em eletrólitos, como o potássio e o sódio principalmente, que são eficientes para o equilíbrio hídrico.

Diabetes e Água de Coco

Como afirma o título, pode ser uma combinação possível e saudável, basta respeitar as orientações nutricionais. Neste caso, o consumo da água de coco não é proibido para os diabéticos, que também, usufruem de todos os seus benefícios descritos acima.

Mito ou Verdade: Diabéticos não podem beber água de coco?

Mito! A pessoa com Diabetes pode consumir água de coco, mas como qualquer outro alimento, destacamos o fato da bebida ser calórica e conter carboidratos, a frutose, portanto, não tem seu consumo livre e, o exagero pode alterar a glicemia!

Água de Coco – 1 copo de 200ml – 44 Kcal – 11g de CHO

A porção acima é equivalente em gramas de carboidrato, em média, a uma fruta qualquer. Como comparação, lembramos que uma fatia pequena de abacaxi tem 38 calorias e 9 gramas de carboidrato; uma banana maçã pequena tem 70 calorias e 17 gramas de carboidratos; uma maçã tem 80 calorias e 12 gramas de carboidratos e um kiwi, 50 calorias e 11 gramas de carboidratos.

Por isso, quando ingerir água de coco, o diabético deve considerar essa bebida como sendo uma fruta e, como em geral se recomenda o consumo de três a quatro frutas por dia, ele deve computar a água de coco nesse total.

Não se deve optar por substituir todas as frutas do dia por água de coco, por exemplo, porque o ideal é que a dieta seja variada. Também não é bom que a pessoa beba mais que 200 ml do produto, porque a quantidade de carboidratos ingerida de uma só vez vai ser muita alta.

Dica: Para diminuir o índice glicêmico da água de coco, é recomendado consumi-la com acompanhamento de uma proteína ou de fibras, para retardar a absorção do açúcar pelo organismo.

O importante é sempre, em qualquer refeição, estar atento à quantidade de calorias e de carboidratos ingeridos.

Os benefícios da água de coco na saúde

Ela hidrata, possui ação antioxidante e, ao contrario de que muito pensam, tem baixo valor calórico, sendo consumido com moderação não é um produto engordativo.

Em relação à presença de gorduras saturadas, novo estudos levaram os profissionais de saúde a quebrarem mitos em relação a essa bebida, depois que as gorduras saturadas deixaram de  ser demônio e suas qualidades foram reconhecidas.

Outro benefício é auxiliar no bom funiconamento do intestino.

Em resumo, a água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

3 Comentários

  1. Fico feliz com esse conteúdo. Gosto muito de água de coco. A partir dessa leitura vou consumir com maior prazer.

  2. Suco de uva integral sem açúcares pode ser tomado a vontade por diabéticos? Em todas as refeições? E o suco de mamão? E o suco de laranja com couve e agrião?
    Misturar queijo cottage com verduras e filé de frango ou frango desfiado faz mal?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"