A melancia por ser uma fruta muito refrescante se tornou uma das frutas mais recomendadas para o verão. Cerca de 90% da sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um organismo bem hidratado e em equilíbrio.
Além da água, a fruta é composta por açúcar, proteínas, Vitaminas A, C e do complexo B, licopeno, sais minerais, como: cálcio, ferro e fósforo.
Benefícios da Melancia á Saúde:
- Ação Diurética: Reduz a retenção de líquidos e auxilia na redução para pressão arterial;
- Poder Antioxidante: Está associado à redução de risco de alguns cânceres, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata;
- As sementes são altamente nutritivas e parecem ser aconselhadas para a prevenção do câncer de próstata;
- Propriedade Depurativa: Ajuda na eliminação de substâncias residuais através da urina, sendo indicada para pacientes que sofrem de cálculo renal, elevação do ácido úrico e hipertensão arterial;
- Ação Desintoxicante;
- Benéfica para todo o aparelho urinário e digestivo;
- Efeito anticancerígeno: rica em licopeno, uma substância poderosa contra problemas cardiovasculares e, também, contra os radicais livres (substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento celular);
- Beleza estética: Por ser rica em vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, substância responsável por conferir firmeza e elasticidade à pele;
- Calmante: Possuem um efeito calmante sofre a mente e as emoções;
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol: devido a presença de fibras;
Melancia e Diabetes:
Diabéticos não podem comer melancia, Mito ou Verdade?
A pergunta gera uma polêmica, mas a resposta é simples: Segundo a SBD, é mito dizer que diabéticos não podem comer melancia.
Apesar de ser uma fruta classificada como alto índice glicêmico, quando avaliamos uma porção nota-se que a mesma possui uma baixa carga glicêmica.
Contagem de Carboidratos: Melancia: 1 fatia média = 200g = 50 Kcal = 12g de CHO
Frutas com 12 gramas de Carboidrato: Goiaba, Laranja, Maça e Nectarina
Valor Nutricional:
Cada 100 gramas de melancia contêm:
- Calorias – 31kcal
- Proteínas – 0,5g
- Gorduras – 0,2g
- Vitamina A – 410 U.l.
- Vitamina B1 (Tiamina) – 25 mcg
- Vitamina B2 (Riboflavina) – 35 mcg
- Vitamina B3 (Niacina) – 0,20 mg
- Vitamina C (Ácido ascórbico) – 9 mg
- Fósforo – 12 mg
- Cálcio – 7 mg
- Ferro – 0,20 mg
Como consumir:
A fruta fica uma delicia em qualquer preparação ou mesmo consumida sozinha. Mas ficam as seguintes dicas de consumo: Sucos, sorvetes, picada com hortelã, saladas de fruta ou de hortaliças, pudim e tortas, sucolé e molhos salgados ou doces.
Curiosidade:
De acordo com estudos realizados nos EUA, há relatos que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente que age de forma semelhante ao princípio ativo do Viagra, nutriente conhecido como Citrulina.
A Chef Diet Sabina, que testa todas as receitas divulgadas aqui no blog, preparou um Suco de Melancia com Morango delicioso e saudável. Clique aqui!
adorei pois meus pais são diabeticos e adoram melancias!!!!
Ótimo post. Já havia deixado de comer melancia pelo alto índice glicêmico.
Gostaria de saber sobre banana para diabéticos, sobretudo sobre banana maçã que é uma delícia.
Grato