fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Doenças Crônicas têm Risco Diminuído por Alimentos Funcionais

A nutrição é hoje, uma ciência que pode auxiliar na prevenção e no controle de diversas patologias crônicas, dentre elas a Diabetes Mellitus.

 

Segundo definição Oficial da ANVISA: Alimento Funcional é todo o alimento ou ingrediente com alegação de propriedades funcionais e/ou de e que pode, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos á saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

De maneira mais clara, definimos como alimento funcional aquele que além de cumprir com suas funções nutricionais básicas, produzem efeito metabólico e/ou fisiológico positivo, caracterizando-se por oferecer benefícios à saúde.  Estes alimentos podem desempenhar um papel importante no processo de emagrecimento, mas especialmente na redução dos riscos de doenças crônicas e degenerativas.

É, cada vez mais, crescente o número de evidências cientificas sobre a eficácia dos alimentos funcionais, assim cresce também a confiança do consumidor sobre os mesmos.

Estudos já indicam que o Betacaroteno, presentes nos alimentos amarelo-alaranjados, como abóbora moranga e cenoura, é benéfico para a visão e, ainda, retarda o envelhecimento. No caso do Licopeno, presente no tomate, quando aquecido, ajuda a prevenir o câncer, principalmente de próstata. No Azeite de Oliva, encontramos o ácido oleico, substância que combate o colesterol ruim, LDL, já este não deve ser aquecido.  O ômega 3, presente em alguns peixes, na semente de chia e na de linhaça, não só protege o coração como melhora a atividade cerebral e o sistema imunológico, não esquecendo se sua ação antioxidante. A pimenta, rica em capsaicina, substância responsável pelo seu ardor também acelera o metabolismo. As catequinas presentes no chá verde ou chá branco tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular, e auxiliando no emagrecimento. Ainda, podemos citar as alicinas, substância presente no alho, as oleaginosas como castanha do Pará e nozes são ricas em zinco e selênio, e muitos outros alimentos que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças crônicas.

Seguindo a linha dos alimentos benéficos à saúde e prevenção de doenças podemos citar  suco de uva concentrado e o vinho tinto que são ricos em resveratrol, substância que previne doenças cardiovasculares. Atenção: Não podemos esquecer que tais alimentos possuem carboidratos, devendo ser ingeridos com cautela por diabéticos. Já que citados, lembramos o efeito favorável das fibras, principalmente da beta-glucana encontrada na Aveia, no controle glicêmico e aos níveis de colesterol.

O efeito do consumo dos alimentos funcionais sucede-se com o consumo regular, só assim, seus benefícios serão alcançados. Os alimentos irão funcionar de forma adequada somente quando consumidos em porções corretas, com os devidos cuidados estabelecidos, com uma dieta equilibrada e com orientação de um profissional capacitado,  neste caso um Nutricionista.

É importante resaltar que nada faz milagres e esses alimentos tem efeito positivo no controle da patologia, mas não na cura. O consumo destes alimentos deve ser associado ao um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física e uma alimentação diversificada e  planejada, o valor calórico de ingestão diária deve ser proporcional à idade, sexo, nível de atividade física praticada e ao objetivo do paciente.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

Um Comentário

  1. Tenho diabetes tipo II. Gostaria de iobter oruentação de uma vida saudável.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"