Muitos portadores de diabetes tipo 2, quando saem do consultório de seus médicos com uma prescrição para tomarem insulina, acham que receberam uma sentença de morte.
Muito se fala sobre os “males” causados pelas pessoas que passaram a usar insulina, sempre vem a cabeça a lembrança daquele vizinho que passou a tomar insulina e perdeu a visão, aquele conhecido que com o uso de insulina teve que amputar o pé ou teve um infarto e veio a falecer.
Nunca pensam que se estas pessoas tivessem iniciado o tratamento com insulina muito tempo antes não teriam sofrido estas consequências.
Não podemos esquecer que Diabetes é o aumento da glicose no sangue, devido a insulina produzida pelo pâncreas não estar em quantidade suficiente ou mesmo por ela não estar exercendo sua função corretamente (Resistência à Insulina).
Eu como Farmacêutica e Educadora em Diabetes tenho consciência que o melhor remédio para Diabetes é Insulina, mas por medo das agulhas, muitas pessoas não iniciam o tratamento com lhe foi recomendado pelo médico.
Já escutei por várias vezes relatos do tipo: “Minha diabetes é daquela fraquinha, que não precisa de insulina”. Não existe diabetes fraca ou forte, existe diabetes controlada ou não. Aquela “diabetes fraquinha”, se não for controlada, pode passar a ser uma “diabetes forte” e desta maneira necessitar de injeções diárias de insulina.
Não tenha medo se seu médico mudar seu tratamento de medicações orais para um tratamento com injeções de insulina. Ele esta pensando em sua qualidade de vida e no seu bem-estar, já que muitas das consequências do diabetes descontrolada (perda da visão, amputação de membros inferiores, impotência sexual, entre outras) podem ser evitadas.
Existem 2 palavras para um controle eficaz do diabetes: INFORMAÇÃO e DISCIPLINA. Conte conosco nesta caminha para o controle do diabetes.
Ah! Outro detalhe: insulina não vicia.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Estou um pouco gordo, queria emagrecer não consigo, porque me sinto mal com fome, sou casado e sinto que estou a perder erecção, se me poder ajudar seria óptimo
Mário,
Veja minha explicação sobre como o diabetes afeta a vida sexual neste link: https://diabetesevoce.com.br/diabetes-pode-afetar-sua-vida-sexual/
Minha glicose deu uma vez 130 aí eu comecei fazer a dieta e ela caiu para 90 e até mesmo menor .Estou no caminho certo?Dia 12/04/2013 vou ao endocrinologista para uma avaliação. Dê manhã ela fica entre 85 a 89 e duas horas após o almoço está entre 90 a 97,está boa?Obrigada!
Eliana,
A perda de peso faz parte do tratamento e controle glicêmico do Diabetes Tipo 2. Você esta no caminho certo sim.
TODOS OS LUGARES ONDE APLICO A INSULINA JA ESTAO UM POUCO DUROS,DEVE SER POR CAUSA DO TEMPO QUE APLICO,COMO FAZER PARA APLICAR EM OUTROS LUGARES
Carlos,
O rodizio dos locais de aplicação de insulina é primordial para uma boa absorção da mesma. Quando o local já esta endurecido, é sinal de Lipodistrofia, ou seja o tecido do local esta modificado, alterando a absorção da insulina.
Você pode aplicar na parte posterior dos braços, na parte frontal e lateral das coxas, parte superior das nádegas e no abdomen.
Olá tenho Diábetes há 8 anos e tomo comprimidos, mais gostaria de usar isulina pois minha Glicose ta um pouco descontrolada e acho que a insulina irá comtrolar bem melhor.
Marta,
Consulte seu endocrinologista para uma reavaliação de seu tratamento. Seria interessante discutir esta possibilidade com ele.